Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Causa animal – Ribeirão quer entrar em programa estadual

O prefeito Duarte Noguei­ra Júnior (PSDB0 solicitou na quinta-feira, 21 de junho, à Subsecretaria Estadual de De­fesa Animal de São Paulo, cria­da recentemente pelo governa­dor Márcio França (PSB) e sob o comando da coronel PM He­lena dos Santos Reis, a inclusão de Ribeirão Preto no Programa Estadual Pet São Paulo.

A solicitação foi feita por meio do ofício nº 272/18, em que o prefeito Duarte Nogueira ressalta que “já foi implementado e está em exe­cução na sede da Coordena­doria de Bem-Estar Animal (Cbea) o Programa de Cas­tração de Custo Zero, para pessoas de baixa renda”.

Segundo Caroluna Vilela, responsável pela Coordena­doria de Bem-Estar Animal (Cbea), para participar do programa os interessados apresentam o cartão do Bol­sa-família e fazem um pré-cadastro. Posteriormente, é feito contato para realizar as castrações gratuitamente. Até agora, já foram abertas vagas para 200 castrações.

Outro ponto importante, segundo Carol Vilela, é que a administração municipal está elaborando um chamamento público para o cadastramento de clínicas veterinárias. “Por isso, a inclusão do município no programa é de grande im­portância”, complementa.

Ainda de acordo com a responsável pela Cbea, o próximo passo é aguardar a adesão de Ribeirão Preto ao Programa Estadual Pet São Paulo. “Essa é uma grande oportunidade para iniciar novas castrações. A adminis­tração já castrou 1.910 cães e gatos entre 2017 e 2018”, diz.

A Cbea é alvo de investiga­ção na Câmara de Vereadores, por meio da Comissão Par­lamentar de Inquérito (CPI) da Eutanásia presidida por Marcos Papa (Rede). No ano passado, segundo o último le­vantamento oficial da coorde­nadoria, foram sacrificados 152 cachorros e gatos no local. Ati­vistas de ONGs que defendem os animais dizem que muitas mortes foram desnecessárias, mas Carol Vilela nega.

Pet São Paulo
O programa incentivará os municípios na realização de feiras de adoção, capacita­ções, campanhas educativas sobre guarda responsável de cães e gatos, além de firmar convênios para apoio à cas­tração e microchipagem. Aquele que aderir ao progra­ma receberá o Selo Pet São Paulo, sendo atestado parcei­ro na proteção dos pets.

O Pet São Paulo nasceu da preocupação com os casos de maus tratos aos animais do­mésticos e a necessidade de uma cultura de prevenção con­tra atos de agressão, além do interesse do governo em inte­grar os órgãos públicos estadu­ais com os municípios, organi­zações e a comunidade.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Correios enfrentam paralisação nacional

Redação

HC utiliza robô em implante de prótese

Redação

Faesp mobiliza setores contra javalis

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade