Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

PF barra remoção de maria-fumaça

Amparada por uma decisão da 7ª Vara Federal de Ribeirão Preto, a Polícia Federal impediu, na tarde desta quarta-feira, 20 de dezembro, que a maria-fu­maça da Estação Mogiana, na Zona Norte da cidade, fosse le­vada para Salto (SP), na região de Sorocaba (SP). A locomo­tiva já estava em cima de uma carreta específica para esse tipo de transporte quando os agen­tes chegaram.

A transferência foi autoriza­da pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), que cedeu a locomotiva e três vagões ao Consórcio Tu­rístico Itu-Salto para que a ma­ria-fumaça fosse utilizada para transporte de passageiros em roteiros do turismo local. A ação que impediu a transferência foi impetrada pelo procurador An­dré Luiz Morais de Menezes em 29 de maio de 2014.

Naquele ano, com base em solicitação do Ministério Públi­co Federal (MPF), uma liminar vetou a retirada da locomotiva do pátio da Estação Ferroviária Mogiana por se tratar de um patrimônio histórico de Ribei­rão Preto. Nesta quarta-feira, a Justiça Federal reforçou a deci­são. A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), do grupo VLI, aparece como ré na ação. No entanto, ontem a holding emitiu nota ao Tribuna informando que “o ati­vo não pertence à VLI, controla­dora da FCA”.

A locomotiva foi adquirida em 1893 pela Companhia Mo­giana. A outra maria-fumaça, a “Amália”, está na praça Francisco Schmidt, no Centro, pichada e constantemente “frequentada” por usuários de crack. Ambas fazem parte do projeto da Fede­ração de Conventions & Visitors Bureaux do Estado de São Paulo e do Brasil, batizado de “Trilhos da Mogiana”, que pretende revi­talizar linhas, trilhos e estações, além das locomotivas, e implan­tar um trem turístico na cidade.

O presidente da federação, Márcio Santiago, correu para o local assim que soube da re­moção. O secretário municipal de Turismo, Edmilson Carlos Domingues, também foi até a estação checar a transferência. Santiago diz que a cidade deixou de receber uma verba de R$ 4,8 milhões do Ministério do Turis­mo para a implantação do proje­to, que segundo o secretário não existe, nunca foi protocolado.

Santiago tenta agendar uma reunião com o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) para apresentar oficialmente a pro­posta. Ele já mostrou o projeto ao deputado federal Baleia Rossi (PMDB-SP), que declarou apoio à sugestão. Antes da PF chegar ao local, a Polícia Militar foi acionada pelo Bureaux. No entanto, os fun­cionários da empresa de transpor­te já haviam feito duas perfurações na locomotiva para instalar os ca­bos de aço e içar a máquina.

A prefeitura se manifestou por meio de nota. “A respeito da tentativa de transferência de Ribeirão Preto da locomotiva, com vagões, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), o prefeito Duarte Nogueira oficiou o mi­nistro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, e o diretor geral do DNIT, Valter Casimiro Silveira, para in­formar que discorda da cessão da locomotiva histórica que perten­ce a Ribeirão Preto e reivindicar sua permanência na cidade.”

“Não posso concordar que uma peça de considerável valor histórico para a cidade seja cedi­da para outro município. No que depender de nós, vamos manter a locomotiva e seus vagões em Ribeirão Preto e buscar uma boa destinação a ela”, disse Duarte Nogueira. O Tribuna teve aces­so ao depoimento de ontem do secretário Edmilson Carlos Do­mingues à PF.

Ele diz que o Instituto Histó­rico do Trem tem um projeto nos mesmos moldes do defendido por Santiago – transformar as marias­-fumaça em trem de turismo e a Estação Barracão, no Ipiranga, em museu, após restauração, além de revitalizar a linha até a Esta­ção Mogiana.
Também diz que ficou surpreso com a noticiada remoção por se tratar de um patrimônio de Ribeirão Preto – a cidade se desenvolveu com a chegada da estrada de ferro. Já o DNIT informa que vai reavaliar a transferência da maria-fumaça com o objetivo de atender os in­teresses da população.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Correios enfrentam paralisação nacional

Redação

HC utiliza robô em implante de prótese

Redação

Faesp mobiliza setores contra javalis

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade