Por: Adalberto Luque
Uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (26), pela Polícia Federal em Belo Horizonte (MG), com apoio do escritório da PF em Ribeirão Preto, mira duas organizações criminosas interligadas envolvidas em crimes hediondos e de alta complexidade. As ações se concentram nos municípios de Alfenas e Poços de Caldas, mas se estendem a diversas cidades do Sul de Minas e do interior de São Paulo.
Estão sendo cumpridos 18 mandados de prisão temporária, 16 de prisão preventiva e 80 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Alfenas (MG). Parte dos investigados é suspeita de envolvimento em crimes patrimoniais contra instituições financeiras — motivo pelo qual a PF também recolhe material genético de quatro suspeitos para inclusão na Rede Integrada de Perfis Genéticos (RIBPG), do Ministério da Justiça.
As buscas ocorrem em sete cidades: 15 mandados em Alfenas (MG), 47 em Poços de Caldas (MG), 5 em Campestre (MG), 3 em Andradas (MG), 4 em Mogi Guaçu (SP), 4 em Ribeirão Preto (SP) e 2 em São João da Boa Vista (SP). A PF não informou se em Ribeirão Preto houve prisão ou se os mandados foram somente de busca e apreensão.
Com duração de um ano, a investigação revelou um esquema criminoso sofisticado, responsável por crimes como tráfico de drogas e armas, lavagem de dinheiro, extorsão, receptação, roubos a banco, furtos qualificados e adulteração de veículos. A apuração contou ainda com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.
Segundo a PF, as duas facções movimentaram pelo menos R$ 50 milhões em ativos ilícitos, dissimulados principalmente por meio da compra e venda de carros usados, utilizando empresas de fachada e “laranjas”.
Durante a operação, estão sendo apreendidos e sequestrados valores em contas bancárias, imóveis, veículos de luxo, embarcações e outros bens de alto valor — todos utilizados para ocultar patrimônio oriundo do crime.
_____
Jornal Tribuna Ribeirão
Um Jornal com a cara de Ribeirão!
Impresso | WEB | Redes sociais
Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743
Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto
@tribunaribeirao
@meiaderibeirao
@dinoderibeirao
#TribunaRibeirão
#News
#Notícia
#RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto
#ClassificadosTribunaRibeirão
#Jornalismo
#ClassificadosRibeirão

