A Polícia Civil de São Paulo, por meio do Núcleo de Observação e Análise (Noad), impediu um adolescente de 15 anos de praticar um estupro virtual. O menor foi detido na quinta-feira (5) no município de Simplício Mendes, no Piauí, após planejar um novo “desafio” em uma rede social que incluía transmitir ao vivo o crime.
Detalhes da investigação
Os “observadores digitais” do Noad vinham monitorando o grupo e descobriram que o adolescente usava dados cadastrais da avó para acessar as redes sociais. O menor, extremamente violento, propagava estupro virtual e automutilação, e obrigava vítimas a torturar outras pessoas, geralmente irmãos mais novos, como “desafios”. Todo o ato deveria ser gravado e disponibilizado na comunidade digital.
Apreensão do líder da comunidade online em Pernambuco
Um adolescente de 17 anos, líder de uma comunidade virtual envolvida em crimes de estupro virtual, automutilação e pornografia infantil, foi apreendido em Recife, Pernambuco. O adolescente havia sido detido anteriormente e voltou a praticar os mesmos crimes após ser liberado. Ele é acusado de fazer mais de 200 vítimas em diferentes crimes.
Operação Nix
A Operação Nix, deflagrada pelo Noad, cumpriu dez mandados de busca e duas prisões temporárias autorizadas pela Justiça em São Paulo, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal. A operação visa impedir a expansão da violência nas redes sociais.
Infrações do adolescente apreendido
O adolescente de 17 anos responde por diversas infrações, incluindo Intimidação sistemática virtual (cyberbullying), pedofilia, aliciar, assediar ou instigar crianças e adolescentes, induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio ou automutilação, estupro virtual, racismo, violência psicológica contra a mulher e invasão de dispositivo informático.
Sobre o Noad
O Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad) foi criado para impedir a expansão da violência nas redes sociais. O núcleo conta com policiais civis atuando infiltrados 24 horas por dia em comunidades e grupos da internet para detectar atividades criminosas.
—
Jornal Tribuna Ribeirão
Um Jornal com a cara de Ribeirão!
Impresso | WEB | Redes sociais
Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743
Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto
@tribunaribeirao @meiaderibeirao @dinoderibeirao
#TribunaRibeirão #News #Notícia #RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto
#ClassificadosTribunaRibeirão #Jornalismo #ClassificadosRibeirão