Tribuna Ribeirão
Polícia

Polícia desarticula grupo de SP e MG que extorquia vítimas

Integrantes da organização criminosa que extorquia vítimas foram presos em Belo Horizonte, Guarujá, Jaboticabal e Guariba (Fotos; Polícia Civil/Divulgação)

Por: Adalberto Luque

Cinco pessoas foram presas, na manhã desta terça-feira (10), acusadas de integrar uma organização criminosa especializada em extorsão mediante sequestro. A ofensiva foi realizada em Belo Horizonte (MG) e nas cidades paulistas de Guarujá, Guariba, Monte Alto e Jaboticabal, estas três últimas na região metropolitana de Ribeirão Preto.

A Operação “Criptopix” foi resultado de uma investigação realizada pelas Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE), ambas de Sertãozinho e contou com apoio da Polícia Militar.

De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos utilizavam de extrema violência para extorquir o máximo possível das vítimas, geralmente através de transferências via Pix. Uma vez retirado o dinheiro da vítima, a organização criminosa criou uma complexa estrutura financeira para tentar evitar o rastreamento dos valores, utilizando vários laranjas. Em seguida, ativos como criptomoedas eram adquiridas pelo grupo.

Agentes da DIG e DISE de Sertãozinho vinham monitorando os passos da organização. O nome “Criptopix” é uma referência à modalidade de transação rápida, com conversão imediata em ativos digitais.

Organização criminosa utilizava sofisticado esquema de lavagem de dinheiro para dificultar o rastreamento de valores (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão. Os presos foram localizados nas cidades de Belo Horizonte, Guarujá, Jaboticabal e Guariba. Uma pistola calibre 9mm foi apreendida durante a operação.

A Polícia Civil acredita que, após desarticular a central de lavagem de capitais e prender os principais suspeitos, será possível, com foco no material apreendido, identificar outras possíveis vítimas e ramificações da organização criminosa.

VEJA TAMBÉM

Polícia Civil e Gaeco realizam operação contra “novo cangaço”

Luque

Mais de 60 são multados por trafegar pelo acostamento

Luque

Manhã começa com pontos de alagamento e interdição

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com