Tribuna Ribeirão
DestaquePolíciaRegião

Polícia prende 8 por golpes com cartão bancário na região

Grupo foi descoberto em chácara onde havia farto material usado para estelionato, além de veículos e armas

Equipamentos utilizados nas fraudes eletrônicas foram apreendidos (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Por: Adalberto Luque

Uma ação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Civil resultou na prisão de oito pessoas, nesta segunda-feira (7). O grupo foi descoberto em uma chácara de lazer, na periferia de Serrana.

A Polícia Militar teria recebido uma denúncia através do telefone 190, informando que no local, havia um grupo criminoso com armas e máquinas, sem especificar que tipo de máquina seria.

Uma operação foi planejada, levando policiais civis e militares ao local denunciado. Ao se aproximarem, os agentes perceberam que, no telhado da chácara, havia um homem que seria um olheiro. Ele alertou aos demais e tentou fugir, mas ao ver outra viatura se aproximando pelos fundos da casa, voltou para a residência.

No portão, um dos homens atendeu e autorizou a entrada dos policiais. Eles alegaram que estariam participando de uma confraternização, mas não havia nada além de marmitas vazias. Num quarto, nos fundos da chácara, funcionava uma espécie de escritório.

Três veículos foram apreendidos e neles os policiais encontraram dinheiro e anotações contábeis de golpes praticados pelo grupo (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Dentro, os policiais encontraram uma arma debaixo da cama e uma pistola 9 mm dentro da bolsa de uma adolescente de 17 anos. Também havia notebook, tablet, maquinetas de débito e crédito, cartões de débito e crédito, celulares e chip de vários DDDs.

Além disso, os policiais encontraram quatro cartões de uma empresa de entregas de fast-food que, de acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O.), permitem, por meios de mecanismos eletrônicos fraudulentos, acessar dados cadastrais de pessoas cadastradas no aplicativo.

Armas foram apreendidas em chácara usada como escritório do crime (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Havia ainda três veículos: uma BMW 2018, uma caminhonete Amarok 2016 e um VW Gol 2001. Dentro dos carros foram encontradas anotações contábeis e mais de R$ 1 mil em cédulas. O grupo estaria praticando fraudes eletrônicas, com cartões de crédito. Num dos celulares apreendidos, os agentes viram, na tela, várias compras de valores relativamente altos, efetuadas em nome de David Bonfim Carvalho, uma possível vítima do grupo.

Todo o material foi apreendido e as nove pessoas encontradas na chácara foram levadas para a Delegacia de Serrana, onde foi instaurado o inquérito. Os seis homens, com idades entre 22 e 35 anos, já possuíam passagens policiais por estelionato, enquanto um deles já foi alvo de investigações da Divisão Especializada em Investigações Criminais (DEIC) de Ribeirão Preto e outro foi denunciado pelo Ministério Público em Serrana. De acordo com o B.O., o grupo, na verdade, alugava a chácara como sede da organização criminosas que praticava diversos tipos de fraudes.

Todos os detidos na chácara estavam acompanhados de advogados na Delegacia e ficaram em silêncio durante interrogatório. A menor de idade vai responder por Ato Infracional, mas como a Lei faculta por ser crime praticado sem violência à pessoa, foi liberada para um responsável.

Os seis homens e as duas mulheres, de 24 e 28 anos, foram presos em flagrante. Encaminhados para unidades prisionais, permaneceram à disposição da Justiça e vão responder por estelionato (fraude eletrônica), associação criminosa, posse irregular de arma de fogo de uso permitido, posse irregular de arma de fogo de uso restrito e corrupção de menor.

Postagens relacionadas

Câmara aprova projeto ‘medieval’

Redação 1

Câmara pode ‘barrar’ empresas de valores

Redação 1

Vinte anos do ‘caso Nicole’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com