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Ponte do Royal Park sai até o final do ano

Ponte começou a ruir em abril do ano passado, há cerca de 18 meses, causando transtornos a moradores e motoristas 

A ponte paralela, que tinha mão única, agora tem sentido duplo de direção: problemas começaram há 18 meses, em abril do ano passado (Alfredo Risk)

A reconstrução da ponte sobre o ribeirão Preto, na avenida Ubirajara de Souza Roxo, na Zona Sul de Ribeirão Preto, deve terminar ainda este ano, em dezembro, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura. A via liga a Rodovia José Fregonesi (SP-328) ao Condomínio Royal Park e ao distrito de Bonfim Paulista.

A ponte começou a ruir em abril do ano passado, há cerca de 18 meses, causando transtornos a moradores e motoristas. A ponte paralela, que tinha mão única. agora tem sentido duplo de direção. Em junho, a ASF Engenharia e Negócios Ltda concluiu o trabalho de demolição da antiga ponte que estava condenada.

Os trabalhos de reconstrução começaram em maio. Na época, a administração chegou a anunciar que entregaria a nova ponte em no máximo quatro meses, entre setembro e outubro. Nesta quinta-feira, 3 de outubro, a Secretaria de Infraestrutura e enviou nota com novo prazo, de oito meses para liberação ao tráfego de veículos.

“O prazo previsto no contrato com a empresa ASF Engenharia e Negócios Ltda EPP, responsável pela reconstrução da ponte na avenida Ubirajara de Souza Roxo, é de oito meses. A obra está em execução e segue o cronograma. A licitação foi homologada em abril. A ordem de serviço, que é a autorização para o começo das obras, ocorreu em maio de 2024. A previsão é concluir a obra em meados de dezembro”, diz

A ASF Engenharia e Negócios venceu a licitação com a proposta de R$ 1.239.794,62, valor 48,11% inferior ao de R$ 2.389.079,54 previsto em edital, desconto de R$ 1.149.284,92. Também participaram do certame as empresas Alcalá Engenharia e Laforma Engenharia, segunda e terceira colocadas, respectivamente. A licitação foi lançada e publicada em 22 de fevereiro.

O equipamento estava com problemas estruturais em uma das pistas. As falhas foram causadas pelas fortes chuvas que atingiram Ribeirão Preto entre o final de 2022 e o começo do ano passado. A nova ponte está sendo construída no mesmo local da antiga;.

Contará com novo sistema de captação de águas pluviais e um canal de concreto armado ligando as duas pontes, para conter a erosão. Terá vigas pré-moldadas e um vão com 12,6 metros de comprimento e 12 metros de largura, com volume total de 170m³ de concreto.

Terá duas faixas de rolamento de 4,775 metros e duas barreiras rígidas de 0,40m. Uma das pistas está interditada desde o final de 2022. A prefeitura chegou a divulgar, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que a recuperação da ponte levaria seis meses contados a partir da data de interdição.

Entretanto, estudos técnicos no local demonstraram que os danos causados pelas chuvas exigiram profunda reforma estrutural. Houve infiltração nas laterais e, ao abrir para consertar os danos provocados pelas erosões, os técnicos descobriram uma trinca. A ponte foi interditada no ano passado.

O projeto executivo da obra foi realizado pelo governo Duarte Nogueira (PSDB) em agosto do ano passado, quando foi emitida a ordem de serviço para a empresa Engemost, vencedora da concorrência pública. Em 2023, dois grandes eventos foram realizados na região, mesmo com a ponte interditada, e muita gente reclamou de lentidão no tráfego na via alternativa.

 

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