O prefeito Ricardo Silva (PSD) vai lançar nesta quarta-feira, 30 de julho, o serviço Cuidar+On, aplicativo municipal para teleconsulta. O anúncio será feito em coletiva de imprensa, ás 9h30, no Centro Administrativo Prefeito José de Magalhães, sede da prefeitura de Ribeirão Preto.
Durante o lançamento também serão detalhados os principais recursos e inovações da nova plataforma, como o atendimento psicológico e a implantação de salas de telemedicina nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O objetivo é agilizar o atendimento de casos leves e reduzir as filas presenciais.
Ribeirão Preto tem quatro postos que atendem urgência e emergência. Um deles é a Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Doutor Marco Antônio Sahão, na rua Franco da Rocha nº 1.270, na Vila Virgínia, também chamada de UPA Sul.
As UPAs são a Doutor Luis Atílio Losi Viana (UPA Leste, avenida Treze de Maio nº 353, Jardim Paulistano), Nelson Mandela (UPA Norte, no Adelino Simioni, avenida General Euclides de Figueiredo nº 295 ) e Doutor João José Carneiro (UPA Oeste, no Sumarezinho, rua Teresina nº 678). Todas são administradas pela Fundação Hospital Santa Lydia.
A prefeitura também está construindo uma UPA municipal no Complexo Ribeirão Verde Será a primeira unidade municipal de pronto-atendimento que vai beneficiar mais de 70 mil habitantes da região. A responsável pela obra é a Laforma Comércio e Serviço Ltda., da cidade de São Paulo (SP). Receberá R$ 14.765.131,91 pelo serviço e terá doze meses para entregar a unidade – começou no final de março.
Atualmente o serviço de teleconsulta já funciona na UPA Oeste, no Sumarezinho. O serviço foi criado há cerca de dois meses. O atendimento é feito por meio do Sistema Concecta SUS, lançado em Ribeirão Preto na gestão do então prefeito Duarte Nogueira (PSDB).
Com a readequação do serviço e da criação do aplicativo municipal feita pelo governo do prefeito Ricardo Silva, o serviço mudará de nome e promete ser mais moderno. A empresa contratada por meio de licitação foi a Top Med Assistência em Saúde de Florianópolis (SC), que venceu o pregão eletrônico nº 228/2024. Receberá R$ 7.249.600 por doze meses de serviço.
Composto por médicos, enfermeiros e psicólogos, devidamente capacitados em atendimentos de Pronto Atendimento Digital, o serviço está disponível 24 horas, sete dias por semana, incluindo feriados e pontos facultativos.
No caso do serviço a ser disponibilizado nas UPAS, a diferença do modelo já existente, é que o local de onde será feita a teleconsulta serão as próprias unidades e não a casa ou outro local onde o paciente estiver quando entrar em contato. Se for constatado que o paciente precisa de atendimento presencial ele será direcionado para um médico “ao vivo”.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, aproximadamente 80% dos atendimentos nas unidades de pronto atendimento não são emergenciais e atendem os requisitos para a consulta remota, em que os profissionais podem emitir receitas médicas, atestados e, se necessário, encaminhar o paciente para atendimento presencial.

