Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Prefeitura apresenta anteprojeto de vias

Obras integram o Novo PAC e têm como meta conectar regiões estratégicas da cidade (Guilherme Sircilli)

Com o objetivo de interligar regiões estratégicas, melhorar a fluidez do trânsito e impulsionar o desenvolvimento urbano de forma planejada e sustentável, as Vias Leste e Oeste compõem um dos projetos estruturantes mais relevantes para o futuro da mobilidade em Ribeirão Preto e fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do governo federal.

Na última semana, a equipe técnica da prefeitura de Ribeirão Preto apresentou o anteprojeto das vias em reunião que contou com a presença do prefeito Ricardo Silva (PSD), do vice Alessandro Maraca (MDB), do deputado federal Baleia Rossi (MDB) e de representantes de várias secretarias.

Participaram representantes das pastas  de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Obras Públicas, Água e Esgoto (Saerp), Governo e RP Mobi, além da SP Urbanismo – empresa vinculada à prefeitura de São Paulo, que presta assessoria técnica ao município por meio de um acordo de cooperação firmado no âmbito do Novo PAC.

Durante o encontro, foram apresentados os avanços técnicos no desenvolvimento do projeto da avenida Tanquinho, na Zona Leste, e do prolongamento da Rio Pardo, na região Oeste. Após a apresentação, as equipes da prefeitura de Ribeirão Preto e da SP Urbanismo realizaram uma visita técnica aos trechos onde as futuras vias serão implantadas.

O objetivo foi alinhar in loco os detalhes do traçado, identificar possíveis desafios e planejar soluções integradas que otimizem o trânsito urbano e promovam melhorias significativas na mobilidade da cidade. O estudo de tráfego da avenida Tanquinho já está em andamento, e o projeto básico do prolongamento da Rio Pardo será licitado em breve.

O Novo PAC prevê a interligação de toda a cidade por meio da criação da avenida Tanquinho, na região Leste, e do prolongamento da avenida Rio Pardo, na região Oeste. As intervenções, previamente orçadas em mais de R$ 1 bilhão, incluem alargamento e melhorias viárias para otimizar o fluxo urbano, garantir a mobilidade urbana em Ribeirão Preto e impulsionar o desenvolvimento da cidade.

A avenida do Tanquinho é um projeto cogitado desde os anos 1960 e prevê a construção de uma via que servirá de ligação entre a avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte) e o Pqrque Industrial e Residencial Lagoinha, ficando as margens do córrego. Entre as principais vantagens para a construção da avenida seria a redução no tempo de viagem entre várias regiões da cidade.

Entretanto, ao longo dos governos municipais, o projeto nunca saiu do papel. Atualmente naquela região – em parte do córrego Tanquinho – existe a avenida Guido Golfeto, uma via de aproximadamente 950 metros de extensão que liga a avenida Quito Junqueira e Onze de Agosto, no bairro Campos Elíseos.

Postagens relacionadas

Loja de peças que realizava desmanche tem alvará cassado após infringir lacração em RP

William Teodoro

Emprego reage em fevereiro

William Teodoro

Fuga alucinada termina com dois presos por tráfico na região

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com