Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Prefeitura apresenta anteprojeto de vias

Obras integram o Novo PAC e têm como meta conectar regiões estratégicas da cidade (Guilherme Sircilli)

Com o objetivo de interligar regiões estratégicas, melhorar a fluidez do trânsito e impulsionar o desenvolvimento urbano de forma planejada e sustentável, as Vias Leste e Oeste compõem um dos projetos estruturantes mais relevantes para o futuro da mobilidade em Ribeirão Preto e fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do governo federal.

Na última semana, a equipe técnica da prefeitura de Ribeirão Preto apresentou o anteprojeto das vias em reunião que contou com a presença do prefeito Ricardo Silva (PSD), do vice Alessandro Maraca (MDB), do deputado federal Baleia Rossi (MDB) e de representantes de várias secretarias.

Participaram representantes das pastas  de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Obras Públicas, Água e Esgoto (Saerp), Governo e RP Mobi, além da SP Urbanismo – empresa vinculada à prefeitura de São Paulo, que presta assessoria técnica ao município por meio de um acordo de cooperação firmado no âmbito do Novo PAC.

Durante o encontro, foram apresentados os avanços técnicos no desenvolvimento do projeto da avenida Tanquinho, na Zona Leste, e do prolongamento da Rio Pardo, na região Oeste. Após a apresentação, as equipes da prefeitura de Ribeirão Preto e da SP Urbanismo realizaram uma visita técnica aos trechos onde as futuras vias serão implantadas.

O objetivo foi alinhar in loco os detalhes do traçado, identificar possíveis desafios e planejar soluções integradas que otimizem o trânsito urbano e promovam melhorias significativas na mobilidade da cidade. O estudo de tráfego da avenida Tanquinho já está em andamento, e o projeto básico do prolongamento da Rio Pardo será licitado em breve.

O Novo PAC prevê a interligação de toda a cidade por meio da criação da avenida Tanquinho, na região Leste, e do prolongamento da avenida Rio Pardo, na região Oeste. As intervenções, previamente orçadas em mais de R$ 1 bilhão, incluem alargamento e melhorias viárias para otimizar o fluxo urbano, garantir a mobilidade urbana em Ribeirão Preto e impulsionar o desenvolvimento da cidade.

A avenida do Tanquinho é um projeto cogitado desde os anos 1960 e prevê a construção de uma via que servirá de ligação entre a avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte) e o Pqrque Industrial e Residencial Lagoinha, ficando as margens do córrego. Entre as principais vantagens para a construção da avenida seria a redução no tempo de viagem entre várias regiões da cidade.

Entretanto, ao longo dos governos municipais, o projeto nunca saiu do papel. Atualmente naquela região – em parte do córrego Tanquinho – existe a avenida Guido Golfeto, uma via de aproximadamente 950 metros de extensão que liga a avenida Quito Junqueira e Onze de Agosto, no bairro Campos Elíseos.

Postagens relacionadas

Índice Ceagesp registra deflação 

William Teodoro

Trânsito – Supremo decide se Transerp pode multar

Redação

Traficantes vão preso e deduram “gerente de biqueira”

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com