Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Primeiro mandato de Nogueira vira livro

ALFREDO RISK

O livro “Administração Pública – Desafios e Soluções”, relata o exercí­cio de seu primeiro mandato à fren­te de uma prefeitura com escassos recursos financeiros, muitas dívidas de curto e longo prazos e com sé­rios problemas de governança. Uma delas, as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Cri­me Organizado (Gaeco), do Ministé­rio Público Estadual, sobre desvios de recursos e agentes públicos presos antes de sua posse. Vários políticos foram acusados e condenados pela Justiça por corrupção. Entre eles, a ex-prefeita Dárcy Vera, que sempre afirmou ser inocente.

DIVULGAÇÃO

O livro tem 14 capítulos e 244 pá­ginas. A obra conta com informações suplementares que podem ser aces­sadas por um QR Code, onde estão a íntegra de leis e decretos que aju­daram a normatizar a gestão pública de Ribeirão Preto. O prefácio é do conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Dimas Ramalho.

“Em 2016, tivemos uma eleição diametralmente distinta de todas as outras. A disputa aconteceu no mesmo ano da Operação Sevandija, da Polícia Federal e do Gaeco, que afastou nove vereadores, secretários municipais e um superintendente de autarquia, levando a própria prefeita à prisão e ao afastamento do cargo, já depois do pleito encerrado, no dia 2 de dezembro do mesmo ano”, registra parte do primeiro capítulo.

Entre as duas eleições, o livro documenta as medidas adotadas, a recuperação financeira, o programa Ribeirão Mobilidade, a busca da uni­versalização do saneamento, a pró­pria pandemia de covid-19 e vários outros assuntos atinentes a uma ad­ministração pública municipal.

“Tenho certeza que, juntamente com uma ótima e afinada equipe de trabalho, fiz o melhor de mim por minha cidade, com bons e aparen­tes resultados. Por isso também sen­ti obrigação de deixar registradas e compartilhar as medidas adotadas e que podem nortear outros gestores”, afirma Duarte Nogueira.

O lançamento será feito no dia 11 de abril, data em que se comemora o Dia do Prefeito, estabelecido pela Lei nº 18, de 11 de abril de 1835, aprova­da pela então Assembleia Provincial Paulista e que criou o primeiro cargo de prefeito de São Paulo e de todas as vilas da província. A lei acabou revo­gada em junho de 2007, juntamente com outras 3,7 mil leis provinciais que estavam em vigor, mas a data continua a ser celebrada pelos prefei­tos de todo o país.

prefeito Nogueira durante entrevista coletiva no Palácio Rio Branco – FOTO: ALFREDO RISK

Serviço
Lançamento do livro “Administração Pública – Desafios e Soluções”
Quando: segunda-feira, 11 de abril de 2022, às 18h30
Onde: Livraria Travessa do RibeirãoShopping
Endereço: Avenida Cel. Fernando Ferreira Leite, 1.540 – Jardim Califórnia, Ribeirão Preto

 

Nogueira diz que segundo mandato também terá livro

Tribuna Ribeirão – Por que o senhor decidiu escrever esse livro?
Duarte Nogueira – Este livro é uma prestação de contas ampliada de nosso primeiro mandato. É também um resumo de ações e medidas adotadas com o ob­jetivo de solucionar os problemas de uma cidade que estava com sérias dificulda­des financeiros e de governança, com falta de recursos, pagamentos atrasados e obras paralisadas. Mostro, nas 244 páginas do livro, que com uma equipe afinada e comprometida é possível fazer a recuperação financeira da cidade e devolver a ela sua capacidade de inves­timentos em obras e serviços. E realizar várias destas obras dentro do mandato.

Tribuna Ribeirão – O que o senhor pre­tende passar para o leitor com esta obra?
Duarte Nogueira – O objetivo é mostrar soluções principalmente para quem atua em administração de uma forma geral ou na gestão pública mais especifica­mente. A pretensão é levar conhecimento das dificuldades que existiam e mostrar como elas foram suplantadas sem onerar o contribuinte, mas com economias que, vistas de fora, pareciam impossíveis. A divisão do conteúdo por temas, separa­dos em capítulos, facilita a compreensão dos dados fornecidos com o intento de facilitar a leitura e a compreensão das informações.

Tribuna Ribeirão – Como foi feita a com­pilação e organização dos dados?
Duarte Nogueira – A busca das informa­ções foi feita no site da própria prefeitu­ra, em notícias de jornais, revistas, rádio, televisão e sites, além de entrevistas com secretários e ex-secretários que disponibilizaram informações sobre suas pastas. Um dos exemplos de utilização de material já divulgado é a publicação, na íntegra, de uma entrevista que con­cedi ao jornal Tribuna Ribeirão, que foi publicada no dia 22 de janeiro de 2017 e que encerrou uma série de entrevistas com secretários, superintendentes e presidentes de autarquias e empresas de economia mista. O livro reproduz também alguns dos artigos publicados semanalmente pelo Tribuna desde o dia 5 de janeiro de 2017. A organização foi feita em capítulos, desde a eleição de 2016 até a reeleição em 2020, passando pela transição, recuperação financeira, investimentos em obras, implantação de programas, atuação do governo na pandemia de covid-19 etc.

Tribuna Ribeirão – No livro o senhor fala que utilizou os cinco ‘P’. O que significa este método?
Duarte Nogueira – São os ‘P’ de priorizar, planejar, propagar, persistir e perenizar. No governo, como na maioria das vezes os recursos são escassos, é preciso primeiro priorizar o que se vai fazer, escolhendo com critérios o que se vai fazer de imediato. Depois é necessário planejar, para que se execute de forma organizada, dentro de parâmetros pré­-definidos. Em seguida vem propagar, porque divulgar o que se está fazendo é uma obrigação do gestor público que pretende dar transparência à sua administração e bem informar seus cidadãos. A palavra persistir é a quarta da relação, mas com a mesma impor­tância dada às outras, porque significa que não se vai desistir de uma tarefa enquanto ela não estiver concluída. E, por fim, perenizar o que foi feito, para que as conquistas permaneçam e se tornem ações de Estado e não apenas de uma gestão, de um mandato.

Tribuna Ribeirão – Haverá outro livro narrando seu segundo mandato como prefeito?
Duarte Nogueira – Sim. Um segundo volume está programado e até é citado no prólogo deste primeiro livro. Ele será escrito para completar a história, mesmo se tratando de um mandato distinto, um governo novo, como fiz questão de estabelecer e que estamos cumprindo neste momento. Com os dois livros terei levado aos cidadãos de Ribeirão Preto as informações mais importantes sobre os dois mandatos sob nossa gestão.

Postagens relacionadas

Projeto do Pardo custará R$ 3,1 mi

Redação 1

Governo rescinde contrato do ‘PAC’ em obras no Ipiranga e Campos Elíseos

Redação 1

Ataque destrói empresa de equipamentos odontológicos na Vila Albertina

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com