Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Projeto em RP cria aulas extraordinárias  

Cerca de 50 mil alunos da rede municipal de ensino retornam às aulas nesta segunda-feira, 28 de julho, a partir das sete horas, em 146 escolas   (Fernando Gonzaga)

A prefeitura de Ribeirão Preto encaminhou para análise da Câmara de Vereadores projeto de lei que cria a Aula Extraordinária de Trabalho Direto com Aluno.  O objetivo é adequar o município à decisão judicial que barrou a jornada regular excessiva dos professores. 
 
Em 2012, na gestão da então prefeita Darcy Vera, a lei número 2.524/2012 foi aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo Executivo, que estabeleceu em 58 horas-aula a jornada de trabalho dos professores da rede municipal de Ribeirão Preto.  
 
A lei foi questionada na Justiça em uma ação direta de inconstitucionalidade (Adi) e, no final do ano passado, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) a considerou inconstitucional. Atualmente, a prefeitura tem cerca de quatro mil professores e 517 foram atingidos pela decisão.  
 
No entendimento do TJ, a Constituição Federal estabelece o limite de 44 horas semanais de trabalho. De acordo com o projeto do Executivo, as aulas extraordinárias são aquelas fora da jornada regular de trabalho que não são incorporadas na jornada regular dos professores e nem à remuneração mensal normal deles  
 
O valor a ser pago por cada aula vai ter como base o valor da hora-aula eventual acrescido de 50%. Na justificativa do projeto, a prefeitura destaca que a medida garante que os professores não tenham perda salarial, além de conseguir manter o controle da jornada e o equilíbrio financeiro. Antes de elaborar o projeto, a medida foi discutida com o Sindicato dos Servidores Municipais, na data-base do funcionalismo, em março. 
 
O projeto de lei também cria um sistema de credenciamento de profissionais para atuação emergencial e temporária, destinado a candidatos sem vínculo com o quadro de profissionais da rede municipal. A Secretaria Municipal da Educação divulgou que a medida é provisória e evita prejuízos ao funcionamento das escolas. O Executivo trabalha na elaboração de um projeto definitivo para reestruturar a jornada dos profissionais. 


Jornal Tribuna Ribeirão

Um Jornal com a cara de Ribeirão!

Impresso | WEB | Redes sociais

 

Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743

Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto

 

@tribunaribeirao @jornaltribuna

@jornaltribunaribeirao @jornalribeiraopreto

@noticiasribeiraopreto @meiamaratona

@meiamaratonainternacionalderibeiraopreto

@meiamaratonatribunaribeirao

 

#TribunaRibeirão #News #Notícia #RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto #ClassificadosTribunaRibeirão #Jornalismo #ClassificadosRibeirão

Postagens relacionadas

Dois feridos em acidente na “rodovia da morte”

Luque

Moradores aprovam expulsão de fazendeiro do condomínio no Centro

Luque

DeRose ArtCompany estarão em cartaz no Teatro Municipal de RP

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com