A programação da “40tena Cultural”, projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, segue nesta semana com o tema nerd. As atividades começam nesta quarta-feira, 12 de maio, com o quadro fixo “Dicas de Leiturinhas”, às 20 horas, com transmissão ao vivo pelos canais digitais da entidade – Instagram, Youtube e plataforma digital.
O quadro “Dicas de Leiturinhas” aborda neste mês o tema “HQs para crianças” e contará com a participação do quadrinista e diretor de arte Adilson Terrivel, que irá apresentar quadrinhos nacionais e internacionais com dicas de leituras para os pais apresentarem às crianças.
Histórias como as da “Turma da Mônica”, de Maurício de Sousa, que para Adilson Terrível oferece leituras até a adolescência, serão destacadas. “Hoje a criança acaba de ler a Mônica e não vai mais para os quadrinhos de heróis, porque está caro. Então ele vai para a ‘Turma da Mônica Jovem’, que é mais acessível”, comenta.
Outro quadrinho que o diretor vai indicar é “Calvin e Haroldo”, de Bill Watterson, veiculado de 1985 a 1995. “Ele é incrível até hoje, um gibi espetacular para todas as idades”. O quadrinista lembra que, pais que querem incentivar a leitura de quadrinhos ou de livros aos filhos, devem ser exemplos.
“A criança vai ler se ver os pais lendo. Às vezes, elas podem até começar a ler na escola, ao ver a professora falando. Mas, em casa, pai e a mãe devem ler para os filhos, ensinando como funciona a dinâmica dos quadrinhos. Sou apaixonado pelos quadrinhos, pois vi meu pai lendo quadrinhos e ele era de uma geração que as histórias eram populares”, lembra.
Contação de História
No sábado (15), às 16 horas, a programação traz a contação de história “A Máquina do Tempo”, do autor Herbert George Wells, conhecido como H. G. Wells (1866-1946), apresentada pelo ator André Cruz.
Vai falar sobre a primeira obra de ficção científica a retratar a viagem do tempo.
“A Máquina do Tempo” conta a história de um cientista inglês que embarca em uma jornada para um mundo no futuro, desconhecido e cheio de mistérios. Com a obra, o autor H. G. Wells, inaugurou um dos principais temas da ficção científica, em 1895, utilizado não só na literatura, mas também em filmes e animações.
Segundo o ator André Cruz, a escolha pela obra nessa contação se deve ao tema geek e nerd, proposto para o mês de maio. “Uma das histórias mais clássicas da ficção científica. Então com esse mix, de clássico e ficção, ela está dentro desse universo imaginário da cultura pop e nerd, que é a viagem no tempo”, comenta. André destaca ainda que o autor da obra foi um dos pilares para se construir o universo geek e nerd que existe atualmente