O ex-vereador Renato Zucoloto (PP) é o novo gerente executivo da Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde (Fipase), entidade pública da prefeitura de Ribeirão Preto, responsável pela gestão do Supera Parque de Inovação e Tecnologia. Ele foi nomeado pelo prefeito Ricardo Silva (PSD).
A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de quinta-feira, 5 de junho. Zucoloto foi indicado para o cargo por meio de lista tríplice apresentada ao Executivo que definiu por seu nome, conforme prevê o estatuto da fundação.
O Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, é um centro de inovação que promove a transferência de conhecimento em diversos tipos de atividades. É responsável por atrair e reter empresas tecnológicas, com destaque para os setores de Saúde, Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Bioenergia.
Fo criado por um convênio entre a Universidade de São Paulo (USP), prefeitura de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Renato Zucoloto foi vereador na legislatura de 2021 a 2024. Nas eleições municipais do ano passado tentou a reeleição e recebeu 2.372 votos, mas não conseguiu se reeleger.
Zucoloto é bacharel em Direito, com pós-graduação em Direito Processual Civil, Direito Educacional e Gerência de Cidades pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), além de mestre em Direito Público. Possui ampla experiência nas áreas jurídica e de gestão pública.
Servidor concursado da Justiça Federal, ocupou cargos de direção, como Diretor Administrativo, Diretor do Núcleo de Apoio Regional, da 8ª Vara Federal, dos Juizados Especiais Federais, da Turma Recursal e da Central de Conciliação.
Foi também professor universitário nas disciplinas de Processo Civil, Direito Constitucional e Teoria Geral do Processo, além de vereador por dois mandatos, com atuação destacada na formulação de políticas públicas.
“A nomeação de Renato respeita os critérios legais e técnicos, e sua trajetória será importante para o fortalecimento das ações da fundação no fomento à inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico em Ribeirão Preto”, afirma a nota da prefeitura enviada ao Tribuna.