Ribeirão Preto conquistou oficialmente o título de Município de Interesse Turístico (MIT), após aprovação pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na tarde desta quarta-feira, 27 de agosto. O reconhecimento marca um momento inédito para a cidade, que passa a integrar o grupo contemplado pela lei complementar nº 1.261/2015, que organiza a política estadual de fomento ao turismo.
O projeto coletivo tem a assinatura de todos os 94 deputados e foi apresentado em 14 de agosto. Além de Ribeirão Preto, a lista traz Cássia dos Coqueiros, Colina, Colômbia, Cravinhos, Dumont e Taquaritinga, entre outras. O projeto ainda terá de ser sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
No caso de Ribeirão Preto, desde 2019 o deputado estadual Léo Oliveira (MDB) tenta classificar a cidade como MIT e, assim, viabilizar recursos para investimentos na infraestrutura turística do município. A estimativa é que a cidade passe a receber cerca de R$ 750 mil por ano.
Para o presidente do Sindicato do Turismo de Ribeirão Preto, Aguinaldo Rodrigues, a transformação da cidade em Município de Interesse Turístico é importante porque ajudará a promover a cidade e a divulgar importantes eventos, que ainda são poucos conhecidos e divulgados.
Ele afirma, ainda, que é preciso que o Poder Público, as entidades do setor em conjunto com o Observatório Econômico e de Turismo de Ribeirão Preto e Região ampliem o trabalho para implementar de forma efetiva uma política eficiente e permanente de desenvolvimento para o setor.
A conquista é resultado do trabalho da prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, que liderou articulações e uniu o trade turístico da região metropolitana em torno de um objetivo comum. Esse movimento coletivo consolidou a cidade como um destino estratégico no cenário estadual.
Após dez anos de criação da política dos MITs, esta é a primeira vez que Ribeirão Preto recebe o título. Com o reconhecimento, o município terá acesso a investimentos estaduais voltados ao desenvolvimento da infraestrutura turística, fortalecendo sua vocação como polo de negócios, saúde, lazer, cultura e eventos.
“Esse é um reconhecimento merecido. Ribeirão Preto é uma potência e o turismo está deixando sua marca. O MIT é só o começo de um futuro que promete ainda mais para a cidade”, afirma Maria Eugênia Biffi, secretária da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.
O título reforça a valorização dos interesses coletivos e representa uma oportunidade de ampliar a geração de empregos, movimentar a economia e fortalecer a identidade de Ribeirão Preto como destino turístico de referência.
“A conquista do MIT vem fortalecer o turismo em nossa cidade, promovendo o crescimento do setor. Esse reconhecimento será de grande importância para o comércio, hotéis, bares, restaurantes e para toda a cadeia produtiva ligada ao turismo, gerando mais oportunidades, renda e visibilidade para Ribeirão Preto”, destaca Júlio Caliento, diretor de Turismo do município

