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Rodovia Bonfim-Ribeirão ganha passarela de pedestres

Concessionária vai instalar dispositivo em local com alto fluxo de pedestres e trabalhadores que circulam entre os condomínios às margens de estrada

Concessionária vai instalar passarela de pedestres entre Bonfim Paulista e Ribeirão Preto (Foto: Arteris ViaPaulista/Divulgação)

A Rodovia José Fregonezi (SP-328), eixo viário que liga Ribeirão Preto ao distrito de Bonfim Paulista, receberá um investimento importante em segurança viária para pedestres. A Arteris ViaPaulista implantará uma passarela no km 311+350, com mobilização inicial de obras prevista para este mês de agosto. O investimento é de aproximadamente R$ 1,8 milhão e a previsão de construção é de 24 meses.

O local definido para a implantação foi escolhido por ser um polo gerador de travessia, com a presença de muitos pedestres, funcionários e prestadores de serviço que trabalham nos condomínios entre Ribeirão e Bonfim. No trecho em que a passarela será construída a velocidade regulamentada dos veículos é de 90 km/h. Além do investimento da empresa em sinalização, dispositivos de controle e aferição de velocidade e sinalização, a companhia realiza também ações de conscientização com pedestres e ciclistas sobre travessia segura. No trecho de implantação da passarela a empresa registrou, nos últimos três anos, três ocorrências de atropelamentos.

Desde que assumiu o trecho anteriormente da Autovias nas regiões de Ribeirão Preto, Franca e São Carlos, em julho de 2019, a empresa realizou diversos estudos a fim de mapear os locais em que a passarela e outros dispositivos de segurança seriam necessários.

A obra integra o cronograma de investimento da concessionária e está alinhada ao PRA (Plano de Redução de Acidentes), que tem como meta a diminuição em 67% dos casos de acidentes envolvendo atropelamento em todo o trecho até 2030. Proporcionará mais segurança e conforto aos usuários, pedestre e motoristas.

A passarela que será implementada está de acordo com as normas vigentes de acessibilidade para portadores de deficiência visual e com deficiências relacionadas à locomoção e em consonância com as normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A estrutura será de concreto com aço e contará com tela de proteção, iluminação com lâmpadas de led, guia rebaixada, piso tátil e rampa de acesso com corrimão. A obra envolverá ainda serviços complementares, como implantação de telas de proteção.

Empresa levou em consideração fluxo de pedestres e trabalhadores que circulam nos condomínios (Foto: Arteris ViaPaulista)

A travessia ficará seis metros de altura em relação à pista, terá 29,8 metros de extensão e as rampas de 71 metros.

A Arteris ViaPaulista informou que, em 2020, foram entregues duas passarelas no trecho de Igaraçu do Tietê; em 2021, foram remodeladas passarelas em Franca e Araraquara e, em maio de 2023, foi inaugurada uma nova travessia no perímetro urbano da SP-304, em Jaú.

Estatísticas e prevenção

Segundo estudo divulgado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), 10% dos atropelamentos na malha concedida paulista ocorrem próximo às passarelas.

Estatísticas apontam que os pedestres ocupam uma parcela significativa nos casos de acidentes registrados em rodovias. Em 2021, foram registrados 639 atropelamentos de pedestres na malha concedida do Estado, sendo que 61 deles (cerca de 10%) aconteceram a aproximadamente 200 metros das passarelas.

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