A prefeitura de Ribeirão Preto lançou nesta segunda-feira, 21 de julho, licitação visando contratação de empresa que fará o projeto executivo e implantação de redes de distribuição de água na Ribeirânia, região Leste da cidade. O valor estimado é de aproximadamente R$ 4,33 milhões, e o prazo para conclusão das obras é de doze meses.
O montante virá do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal. A iniciativa faz parte de uma ação Secretaria de Água e Esgoto (Saerp) para modernizar o sistema de abastecimento para que toda a população tenha acesso à água com qualidade.
A licitação prevê a construção de aproximadamente 5,5 quilômetros de redes de distribuição, que serão interligados ao reservatório Ribeirânia, utilizando o sistema de gravidade. “Essa é uma das obras que estamos realizando dentro do nosso projeto de mudança do sistema. Com a nova rede, a água será distribuída de forma mais natural, aproveitando a força da gravidade, o que traz diversos benefícios”, explica o secretário José Rui Infante Bonatto, da Saerp.
Entre as vantagens dessa alteração, destacam-se a maior eficiência no abastecimento, a redução de perdas no sistema e uma operação mais sustentável e econômica. Além disso, o sistema por gravidade garante uma distribuição mais uniforme e segura, aumentando a oferta de água especialmente em áreas com alta demanda, como a região da Ribeirânia.