Tribuna Ribeirão
Geral

Secretaria intensifica abordagens no frio 

Além das abordagens noturnas, o Centro Pop permanece à disposição durante o dia, oferecendo banho, troca de roupas, refeições e atendimentos sociais  (Divulgação)

Com a chegada das noites frias, a Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto (Semas) está ampliando o trabalho de abordagem social com o objetivo de oferecer acolhimento nas casas de passagem para pessoas em situação de rua, além de distribuir cobertores para quem optar por permanecer ao relento. A primeira ação deste período ocorreu nesta quinta-feira, 22 de maio, às 18h30, com início na região Central da cidade.

“O frio intenso representa um risco real para quem está em situação de vulnerabilidade. Nosso papel é garantir que essas pessoas tenham acesso a um local seguro, com estrutura adequada para o pernoite, alimentação, higiene e cuidado”, explica o secretário de Assistência Social, Júlio Balieiro.

Equipes treinadas percorrem os principais pontos da cidade orientando e convidando a população em situação de rua a aceitar o acolhimento institucional. A ação faz parte da ativação do Protocolo Frente Fria – adota medidas emergenciais sempre que a temperatura atinge ou fica abaixo dos 13 graus Celsius –, que seguirá até o final do inverno, conforme as condições climáticas.

“Mesmo quando há recusa ao acolhimento, seguimos oferecendo apoio com cobertores, orientações e todos os recursos disponíveis para minimizar os impactos do frio. O importante é que ninguém fique sem algum tipo de cuidado”, acrescenta o secretário.

O inverno de 2025 começa oficialmente no dia 20 de junho, às 23h42, horário de Brasília, e vai até 22 de setembro, quando terá início a primavera. Entre as ações, está a ampliação do horário de funcionamento do Centro Pop (rua Capitão Salomão nº 324), que passa a abrir uma hora mais cedo, às sete horas, e fechar duas horas mais tarde, às 19 horas.

Além do atendimento social, será oferecido um caldo quente no final da tarde, acolhendo de forma mais completa quem busca o serviço.  As Casas de Passagem do município também estarão preparadas para acolher, durante o período noturno, todas as pessoas que aceitarem sair das ruas e se proteger do frio.

O trabalho das equipes de abordagem social será reforçado, com atuação humanizada, escuta ativa e respeito às individualidades de cada pessoa em situação de rua. Nesta semana, a temperatura mínima oscila entre 14ºC e 16 graus Celsius nas madrugadas e início das manhãs.

A Semas também conta com o apoio da população. Caso alguém identifique uma pessoa em situação de rua precisando de ajuda, pode acionar a abordagem social pelos telefones do Plantão Social (3628-5090) ou da Guarda Civil Metropolitana (153).

 

Postagens relacionadas

Larga Brasa

William Teodoro

À CPI, Queiroga tenta blindar Jair Bolsonaro

Redação 1

Pelas ondas do radioamador!

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com