Tribuna Ribeirão
Geral

Sem-terra voltam a ocupar fazenda

Cerca de 50 pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupa­ram um terreno da Estação Ex­perimental de Zootecnia, em Ri­beirão Preto, na madrugada desta quinta-feira , 14 de setembro. O grupo chegou a montar barracas na área, mas foi obrigado a dei­xar o local ainda no período da manhã. A desocupação, acompa­nhada pela Força Tática da Polícia Militar (PM), foi pacífica.

Alguns sem-terra estavam de carro e moto e outros foram transportados em um ônibus. O terreno já havia sido invadido por cerca de 250 trabalhadores rurais em julho do ano passado. Na época, o MST reclamou de uma suposta ação violenta da PM, que discordou. A área, segundo o movimento, é uma das 79 in­dicadas para venda pelo governo paulista. O acampamento chegou a ser batizado de “Paulo Botelho”.

O grupo armou barracas e fincou bandeiras vermelhas no local. Segundo Fred Firmiano, da direção do MST em São Paulo, a fazenda está entre as 79 áreas pú­blicas que o governo paulista pre­tende vender para reequilibrar as contas e reduzir o impacto da crise fiscal. O projeto de lei n.º 328/2016 foi enviado à Assembleia Legislati­va de São Paulo (Alesp) em 2016.

“Como são áreas inutilizadas pelo Estado, nós estamos reivindi­cando para reforma agrária. Hoje, 75% dos alimentos consumidos na região de Ribeirão vêm de fora e nós temos um projeto para produção de alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos, e que­remos implantá-lo”, disse no ano passado. O governo do Estado nega que a área será totalmente vendida, uma vez que no local são realizadas pesquisas sobre doenças animais e estudos de qualidade e beneficiamento de leite.

Postagens relacionadas

Delator da Galvão diz que pagou R$ 1 mi a Kassab

Redação 1

País perde 1,062 milhão de vagas de trabalho no trimestre até fevereiro, diz IBGE

Redação 1

PUBLICIDADE: 19º Prêmio Recall de Criação Publicitária

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com