Tribuna Ribeirão
Geral

Semana deve ser
 de chuva em Ribeirão


Alfredo Risk
 Média de chuva para janeiro é de 254 mm, e o volume estava em 199 mm até a manhã de ontem, 78,35% do estimado: previsão indica mais precipitação

A semana deve ser chuvosa bem Ribeirão Preto devido à passagem de uma frente fria. Segundo a Climatempo, devem ocorrer chuvas rápidas durante o dia e à noite, com possibilidade de temporais na quinta (29) e na sexta-feira, 30 de janeiro. A temperatura máxima vai varar de 26ºC a 29 graus Celsius, e a mínima fica entre 20ºC e 21ºC.

Os dados da Climatempo foram atualizados às 18 horas desta segunda-feira (26). O cenário pode mudar de uma hora para outra, de acordo com as informações que chegam via satélite. O verão começou oficialmente às 12h03 de 21 de dezembro e segue até 20 de março, quando tem início o outono.

A média de chuva para janeiro é de 254 mm, e o volume estava em 199 mm até a manhã de ontem, 78,35% do estimado. A umidade relativa do ar seguirá acima de 900% na maior parte da semana, aponta a Climatempo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, quando o índice é inferior a 30% o município entra em estado de atenção, abaixo de 20% a situação é de alerta e menor do que 12% já é considerado caso de emergência.

Nesta segunda-feira os termômetros marcaram entre 20ºC e 29ºC. Eram esperados 9,2 milímetros de chuva, com sol e algumas nuvens. Havia previsão de chuva rápida e isolada durante o dia e à noite.  Segundo a Climatempo, o cenário não deve mudar nesta terça-feira (27), mas com volume menor de precipitação: três mm.

Na quarta (28), os termômetros devem marcar entre 21ºC a 29ºC, com possibilidade de 7,4 milímetros de precipitação. O Sol aparece entre nuvens e chove rápido durante o dia e à noite. Já na quinta-feira pode haver temporal, com volume estimado em 11,8 mm. A previsão indica sol com muitas nuvens a nublado, chuva de manhã e tempestade à tarde e à noite. A temperatura oscila entre 20ºC e 29ºC

Na sexta-feira (30), os termômetros devem marcar entre 21ºC e 27ºC, e o dia será de sol com muitas nuvens a nublado, chuva de manhã e temporal durante a tarde e à noite, mesmo cenário de quita-feira, mas com volume maior de precipitação: 23,5 mm. O fim de semana terá mais chuva: são esperados dez milímetros no sábado (31), com sol entre nuvens e chuva rápida e isolada durante o dia e à noite. A temperatura fica entre 21ºC e 28ºC

No domingo, 1º de fevereiro, abrindo a nova semana, são esperados 11,4 mm de chuva, com sol entre nuvens e chuva rápida e isolada durante o dia e à noite. A temperatura fica entre 20ºC e 26ºC. A precipitação será alta na segumda-feira (2), de 17,3 mm, de acordo com a Climatempo.

O dia será de sol, com muitas nuvens a nublado e chuva de manhã. À tarde deve ter temporal e a noite será chuvosa, com os termômetros marcando entre 21ºC e 23 graus, bem abaixo da média de 30ºC para esta época do ano. Ainda são esperados 16 mm na terça (3) e 22,4 mm na quarta-feira (4), segundo a Climatempo.

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta para a possibilidade de acumulados até 100 mm e ventos até 60km/h nos próximos dias, do litoral norte e à faixa leste do estado de São Paulo, até a região noroeste, atingindo Ribeirão Preto, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, além do sul goiano. 

A Defesa Civil Estadual também segue em estado de atenção e enviará mensagens no celular dos moradores da região caso a previsão de tempestades seja confirmada. Um homem de 75 anos morreu na tarde de domingo (25) em uma enchente, na Vila Guilherme, Zona Norte da capital paulista.

Décima terceira vítima das chuvas no estado, tentava retirar o veículo da via durante uma pancada de chuva, mas foi derrubado por uma enxurrada, arrastado pela correnteza e, preso a outro carro, não resistiu. Com isso o estado se aproxima do total de mortes por chuvas do verão 2024-2025, quando 18 pessoas perderam a vida em situação semelhante.

A morte foi a quarta na capital por conta das chuvas desde dezembro. No estado, até o momento, houve registro de 259 pessoas desabrigadas nessa temporada, das quais 22 continuam nessa situação. A Defesa Civil estadual também registrou 647 desalojados.

A Defesa Civil alerta que em caso de tempestades, a orientação é evitar áreas alagadas, não se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos nesses pontos, afastar-se de janelas e estruturas metálicas e, se possível, permanecer em local seguro até o término da instabilidade.

Recomenda ainda reduzir a velocidade, dirigir com atenção redobrada e não atravessar ruas alagadas. Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193, e os serviços emergenciais da Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria, como limpeza de bocas de lobo e recolhimento de galhos ou árvores caídas, pelo número 156.

Em caso de muito calor e baixa umidade, a Defesa Civil recomenda que a população evite exposição ao sol nos horários mais quentes do dia. Principalmente das dez às 16 horas, e utilize protetor solar, bonés ou chapéus e roupas leves.

Também é essencial manter a hidratação constante, bebendo bastante água ao longo do dia – muita água, suco ou água de coco.  A hidratação é essencial para manter o corpo em equilíbrio.  Evite atividades físicas intensas ao ar livre nos períodos de maior calor.

VEJA TAMBÉM

Podcast Tribuna Ribeirão: Regina Pessoti Zagretti aponta os maiores desafios do mercado de trabalho na atualidade

Pedro Ferro


Vendas e aluguéis recuam na região 


Redacao 5

Mega-Sena sorteia 
prêmio de R$ 92 mi

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com