Tribuna Ribeirão
Cultura

Sinfônica executa a ‘Nona’ de Beethoven

FERNANDO MUCCI/PLATINIUM

Em comemoração aos 250 de nascimento do com­positor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) e aos 90 anos do Theatro Pedro II, fundado em 8 de outubro de 1930 e tombado pelo Con­selho de Defesa do Patrimô­nio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Con­dephaat), a Orquestra Sinfô­nica de Ribeirão Preto (Osrp) apresenta neste sábado, 31 de outubro, às 20 horas, a “9ª Sinfonia de Beethoven”.

O concerto online terá a participação do coro da Orquestra Sinfônica e re­gência do maestro Roberto Minczuk, que comandou a Osrp entre 1995 e 2000. O evento contará ainda com participação especial do ma­estro João Carlos Martins ao piano executando o “Adágio do Concerto nº 5 – Impe­rador”, de Beethoven. Serão solistas neste concerto a so­prano Lina Mendes, a mezzo­-soprano Carla Rizzi, o tenor Anibal Mancini e o barítono Wladimyr Carvalho.

A Sinfônica de Ribeirão tinha programado concertos para todo o ano em homena­gem ao compositor alemão, célebre pela “Nona”, mas também por inúmeras outras grandes obras. “Não pude­mos executar toda a agenda programa para o ano, mas, em parceria com o Pedro II, estamos realizando concertos online que têm tido muito sucesso”, comenta Silvio Con­tart, presidente da Osrp.

No concerto realizado dia 12 de setembro, com Robert Minczuk, foram cerca de 30 mil visualizações. “Será uma noite de muita emoção por­que trata-se da celebração das nove décadas de muita histó­ria do nosso teatro, em que homenagearemos também o compositor Beethoven e para isso estamos trazendo dois renomados maestros brasi­leiros”, comenta Mariana Já­bali, presidente da Fundação Dom Pedro II, mantenedora do Theatro.

O concerto é uma realiza­ção da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e do Theatro Pedro II.Pela primeira vez, o coro da Osrp se apresentará na plateia e com máscaras. Pela primeira vez também, desde o início da pandemia, os cora­listas se reuniram para ensaiar presencialmente – o primeiro encontro foi na última semana, no Theatro Pedro II.

A regente de coros da Or­questra Sinfônica, Snizhana Drahan, começou a ensaiar o grupo ainda em março deste ano em encontros on-line. O primeiro ensaio presencial aconteceu na última semana, no Theatro Pedro II. “É um desafio para todos nós, a pro­núncia em alemão tem de ser muito trabalhada por causa das máscaras de proteção contra o novo coronavírus tanto nos ensaios quanto no concerto”, diz.

“Além disso, os coralistas estão ensaiando e se apresen­tarão com distanciamento se­guro entre si, medição de tem­peratura e outras medidas de segurança como uso da mes­ma cadeira por cada coralista desde o primeiro ensaio até a apresentação. A sonorização terá de ser especial e o maior esforço será das vozes”, explica Snizhana Drahan.

“Nona”
A “9ª Sinfonia”, ou simples­mente “Nona”, como é conhe­cida, foi a última sinfonia com­pleta composta por Beethoven. Ela foi apresentada ao mundo em 1824, em Viena (Áustria). Em 2003, o manuscrito da obra foi a leilão e levado por três milhões de euros. Segun­do a imprensa, o lance foi dado por telefone por um coleciona­dor particular.

O concerto será transmi­tido pelas redes sociais da Sinfônica de Ribeirão Pre­to e do Theatro Pedro II, no Instagram e Facebook @sin­fonicaderibeiraopreto e @ theatropedroii e no canal do YouTube www.youtube.com/channel/UCumW4Guhg_mNlVn5K6kTxzw.

Postagens relacionadas

Já estão à venda convites para o Saint Patrick’s Festival 2019

Redação 1

‘Imigrante italiano’ é tema de eventos

Redação 1

RP terá tributo a Tina Turner

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com