A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), informa que os serviços relacionados ao Cadastro Único (CadÚnico) estarão temporariamente indisponíveis nesta sexta-feira, 11 de setembro, devido à manutenção programada nos sistemas da Dataprev, empresa responsável pelo processamento de informações previdenciárias e assistenciais em todo o país.
A medida afetará parte dos atendimentos realizados pela Central Administrativa de Benefícios Sociais (Cabs). Durante o período de atualização, não será possível realizar procedimentos como novos cadastros, atualizações cadastrais e consultas ao sistema.
A interrupção ocorre mensalmente por determinação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), para a extração e processamento da base nacional de dados do Cadastro Único. O procedimento é necessário para garantir a segurança, a integridade e a confiabilidade das informações registradas.
O Cadastro Único é a principal ferramenta utilizada pelo Governo Federal para identificar famílias de baixa renda e possibilitar o acesso a diversos programas sociais, entre eles o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Auxílio Gás.
A atualização periódica dos dados contribui para o aprimoramento da gestão dos benefícios e para a correta execução das políticas públicas. Mesmo com a indisponibilidade do sistema, a Cabs manterá o atendimento presencial para orientações e esclarecimento de dúvidas.
A unidade está localizada na rua Prudente de Morais nº 457, Centro. Os serviços que dependem do sistema da Dataprev serão retomados normalmente na próxima segunda-feira (14), a partir das oito horas.

