Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

20% das vítimas jovens de bullying pensaram em suicídio 

No Brasil, os números se aproximam de 14 mil casos por ano; uma média de 38 por dia (Reprodução)

Um em cada cinco jovens brasileiros vítimas de bullying considerou que a vida não vale a pena e já pensou em suicídio. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ouviu 188 mil jovens na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Para conscientizar a população sobre as causas que podem levar ao suicídio, desde 2015, o Brasil realiza, no mês de setembro, a campanha brasileira de prevenção ao suicídio. O mês foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Este ano, a campanha tem como tema “Se precisar, peça ajuda!”. 

  De acordo com a mais recente pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) anualmente são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

 A maioria dos casos de suicídio estava relacionado às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, poderiam ter sido evitadas se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações técnicas de qualidade. 

 Gatilho – Apesar de não poder ser considerado como um fator único na decisão de uma pessoa que tira a própria vida, o bullying certamente exerce um papel importante no processo. O suicídio é um problema de saúde pública no mundo todo. Na faixa entre 15 e 29 anos, foi a quarta principal causa de morte, atrás apenas dos acidentes de trânsito, tuberculose e violência. A questão é complexa a atinge pessoas independente de fatores como raça, cor, sexo, classe social. 

 Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil. 

 “Se considerarmos que o Anuário 2023 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicou que 38% das escolas brasileiras registram casos de bullying, a conclusão é de que o bullying é um problema nacional e fator determinante nos suicídios entre jovens”, avalia a advogada Ana Paula Siqueira, especialista em Bullying e Cyberbullying. 

 Como evitar o bullying 

A Lei Federal 13.185/2015 (Lei do Bullying) estabelece os critérios que definem o bullying e a forma como o problema precisa ser tratado. Segundo a advogada Ana Paula Siqueira, o bullying é a perseguição sistemática, cometida por uma ou mais pessoas contra a vítima, em forma de violência física ou psicológica, com origem no ambiente escolar, clubes ou agremiações. 

 Ele pode ser feito por meio de ameaça, exclusão e ofensas, geralmente contra a vítima considerada mais frágil, com discriminação por raça, sexo, orientação sexual, ou outra característica. 

 A Lei estabelece iniciativas que devem ser tomadas para prevenir o bullying, como um plano de ação permanente das escolas, registrado, que inclui o desenvolvimento de uma cultura de paz no ambiente de ensino. “Ela também estabelece normas sobre como os casos identificados devem ser corretamente tratados. Sem todas essas iniciativas, escolas, dirigentes e diretores ficam judicialmente e publicamente expostos, podendo arcar com as consequências tanto de processos quanto de julgamento quanto de mancha em suas reputações e imagens públicas”, completa Ana Paula Siqueira. 

 

 

 

Postagens relacionadas

Descarte irregular de lixo em rua do Jardim Salgado Filho preocupa moradores

William Teodoro

Motociclista teve braço decepado em acidente na avenida Costa e Silva

Redação 1

Mega-Sena Acumula e prêmio vai a R$ 44 milhões

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com