30 C
Ribeirão Preto
20 de abril de 2024 | 14:22
Jornal Tribuna Ribeirão
Prefeitura de Altinópolis recebe o Selo CAIXA de Gestão Sustentável - Foto: Alfredo Risk
Início » Altinópolis recebe o Selo Caixa de Gestão Sustentável e Governança
DestaqueGeral

Altinópolis recebe o Selo Caixa de Gestão Sustentável e Governança

Programa busca reconhecer municípios que apresentam indicadores de boas práticas e responsabilidade socioambiental na gestão pública

Isabella Mengelle / Especial para o Tribuna Ribeirão

A Prefeitura de Altinópolis recebeu, nesta segunda-feira (1º.), o Selo CAIXA de Gestão Sustentável. O reconhecimento é dado para municípios que apresentam práticas sustentáveis de governança, utilização responsável dos recursos públicos e preocupação socioambiental. A solenidade de entrega aconteceu na sede Regional da Caixa com as presenças do Superintendente de Rede, Nielder Tarsus e do Superintendente-executivo, Francisco Ricardo Silveira.

O programa existe há quatro anos e contempla quatro níveis de certificação: Cristal, Topázio, Safira e Diamante. Para se qualificar, a administração pública deve preencher critérios de desenvolvimento sustentável ligados os objetivos da Agenda 2030, relacionados à erradicação da fome e da pobreza, garantia de saúde, bem-estar e educação, combate às alterações climáticas, crescimento econômico sustentável, entre outros.

A obtenção do selo garante condições diferenciadas na contratação de serviços e de produtos bancários, proporcionais ao nível alcançado. Altinópolis é a terceira cidade da microrregião de Ribeirão Preto a receber o Selo Cristal, e poderá progredir no programa caso continue se destacando na gestão pública.

O processo de certificação do município demorou menos de um mês e foi guiado pelo Secretário Municipal de Administração e Finanças de Altinópolis, Eduardo Poiares. “O trabalho pautado na administração responsável dos recursos nos trouxe, além de reconhecimento público, como recebemos hoje, a possibilidade de oferecer aos munícipes, acesso e dignidade juntos aos serviços públicos oferecidos”, disse o secretário.

O prefeito Roberto Ferraci e o secretário da Administração de Altinópolis, Eduardo Poiares recebem o Certificado das mãos do Superintendente de Rede da Caixa, Nielder Tarsus e do Superintendente Regional, Francisco Ricardo Silveira – Foto: Alfredo Risk

Segundo Francisco Ricardo Silveira, superintendente-executivo da CAIXA, os indicadores de destaque de Altinópolis estão relacionados aos aspectos ambientais, sociais e de governança. A cidade comprovou acesso à coleta de esgoto e eficiência energética em níveis acima de 80%, 100% de esgoto tratado, cobertura de atendimento no serviço de creche acima de 50%, bons índices de regularidade nas contas públicas e nenhuma obra de infraestrutura paralisada.

“Nos orgulhamos muito de ter um município como Altinópolis, olhando para a sustentabilidade e para a governança como um legado. E com certeza a população tem muito do que se orgulhar”, afirmou o Superintendente.

Além do prefeito de Altinópolis, José Roberto Ferracin Marques (PSD), compareceram à cerimônia de entrega do Selo o vice-prefeito, Gilberto Fiori de Oliveira (PSD), o Secretário Municipal de Administração e Finanças de Altinópolis, Eduardo Poiares, e funcionários da administração ligados ao processo de qualificação.

“Estou muito contente. Gostaria de agradecer à Caixa pela firmeza. Parecia tão longe e chegamos aqui. Recebemos vários selos e todo o mérito é da equipe [da prefeitura]. Quem percorreu o caminho e executou o caminho foi o pessoal da administração”, afirmou o prefeito Roberto Ferracin.

Mais notícias