JF PIMENTA/ARQUIVO TRIBUNA

O aplicativo lançado em 3 de julho pelo Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medici­na de Ribeirão Preto – ligada à Universidade de São Paulo (HC-FMRP/USP) –, em entre­vista coletiva capitaneada pelo superintendente Benedito Car­los Maciel, já tem 1.559 usuários cadastrados. Significa que em 15 dias o app atraiu uma media diá­ria de 103 novos inscritos.

Desenvolvido durante qua­tro meses pela equipe de infor­mática e tecnologia da informa­ção da instituição, o aplicativo “Nosso HC Ribeirão” possibilita que os pacientes cadastrados no complexo formado pelo Hospi­tal das Clínicas, Hospital Esta­dual de Ribeirão Preto, Hospital Estadual de Américo Brasiliense e Hospital Estadual Serrana pos­sam acessar seus prontuários médicos, consultas e exames, além de reagendarem consultas quando não puderem compare­cer.

O HC é responsável por mais de cinco mil atendimentos diários entre consultas e exa­mes. Embora o hospital possua um sistema próprio que avisa os pacientes da sua agenda, o índice de faltas ainda é alto, gira em torno de 18%. Agora, com o serviço do app, que avisará o pa­ciente sobre os dias de consultas, horários e locais, o número de ausências tende a cair. A próxi­ma etapa do projeto será dispo­nibilizar o aplicativo para que os profissionais médicos possam utilizá-lo como mais um equi­pamento de trabalho.

Atualmente o Complexo HC possui cerca de 1,5 milhão de usuários cadastrados, dos quais cerca de 750 mil possuem celu­lares e poderão usufruir imedia­tamente do novo serviço. Entre eles a disponibilização para o paciente, quando necessitar consultar em caso de urgência, por exemplo, em uma unidade de saúde do município, poderá dar informações seguras sobre diagnósticos, exames e medica­mentos que utiliza.

Assim, o médico que o aten­der seja em qualquer lugar, terá todas informações disponíveis sobe os atendimentos presta­dos pelo Hospital das Clínicas naquela caso específico, o que garantirá um atendimento mais seguro e qualificado. A inclusão no aplicativo dos pacientes que ainda não têm um celular cadas­trado pode ser feita quando de seu retorno ao HC. O appP está disponível para download nas lojas Play Store e App Store, dos sistemas operacionais Android e iOS, respectivamente.

Comentários