23 C
Ribeirão Preto
20 de abril de 2024 | 13:00
Jornal Tribuna Ribeirão
Estância climática oferece diversão e descanso, além de contato com a natureza (Elias Gomes/ Expressão Studio)
Início » Caconde, a cidade da aventura 
DestaqueTurismo

Caconde, a cidade da aventura 

Mais uma cidade da série de passeios dentro do Estado de São Paulo, hoje trazemos a bela e pequena Caconde. Localizada a 170 km de Ribeirão Preto, o município está situado a 860 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira e integra o Circuito Café com Leite. Com um cenário de montanhas, vales, rios, cascatas, lagos e matas, com rica fauna e flora, o local se destaca não só por suas belezas naturais, mas também por suas riquezas históricas, culturais e religiosas. Além disso, o destino é bastante conhecido por ser um polo de aventura. 

 Para os turistas aventureiros, o município conta com rafting (descida em grupo nas corredeiras utilizando botes infláveis), boia-cross (descida individual nas corredeiras utilizando botes infláveis), trilhas e cascading (rapel feito dentro d’água) são algumas das opções. 

 Entre as principais atrações está a Cachoeira Santa Quitéria, onde é possível praticar o rapel a 45 m de altura. O rafting praticado em Caconde tem um diferencial: é o único do mundo com águas límpidas e correntes o ano todo, além de volume constante. 

 Entre as trilhas que existem em Caconde, a da Usina Velha é uma das mais procuradas. Realizada em trecho do leito seco do Rio Pardo, começa na saída do “Túnel do Fuga” e termina nas ruínas da Usina Velha. 

 O percurso de 4 km de extensão passa por matas, margens de lagos, cachoeiras, formações rochosas, onde originalmente desciam as águas do Rio Pardo. No final do passeio há uma tirolesa com um lago no percurso. 

 Longe das águas, a cidade também atrai. Com uma altitude de mais de 1,1 mil metros, a Praça do Mirante permite uma visão em 360 graus do horizonte e é tida como um dos principais cartões postais da cidade, além de ser local para meditação.  

 Com o formato de um trevo de quatro folhas, a praça foi construída para manter e divulgar a alma mística e esotérica do município. Um templo ecumênico dá boas-vindas a todas as pessoas. 

 Outro ponto turístico da cidade é a Basílica Santuário dedicada à Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso, construída em estilo romântico no Centro de Caconde. Além disso, há também uma centenária capela azul para Nossa Senhora Aparecida e uma estátua do Cristo Redentor, no alto da Praça do Rosário. 

Caconde – A estância turística integra o Circuito Café com Leite. Foi batizada por um termo de origem africana, aplicado à povoação da região Angolana banhada pelo rio Cumene e seus afluentes. A denominação foi dada pelos negros fugitivos, quilombolas, que se refugiaram no município, anteriormente ao ciclo do ouro. Hoje, investe cada vez mais no turismo de aventura. Com natureza diversificada, a cidade é ideal para as práticas de mountain bike, rafting, trekking, escalada, cavalgada, balonismo e canoagem. Os visitantes que preferem uma diversão mais amena e o agradável contato com a natureza, podem pescar na represa, desfrutar do Parque da Prainha, ou caminhar até os mirantes próximos.

Cachoeira Santa Quitéria – Cercada de muito verde, a bela cachoeira é bastante visitada nos dias quentes. Para quem gosta de diversão e muita adrenalina, o local oferece plenas condições para os esportes radicais com o rapel.

Rio Pardo – Um dos cartões-postais da cidade, o rio é o point dos visitantes que buscam aventuras aquáticas. Por conta das suas corredeiras com diversos níveis de obstáculos, a atração é ideal para a prática de esportes radicais como bóiacross e rafting.

 

Basílica Santuário Imaculada Conceição de Caconde –Outro cartão-postal da Cidade, onde o visitante pode conferir a arquitetura da igreja, que preserva muitos detalhes do passado

Usina Velha – Um passeio que remete ao passado. Durante caminhada o visitante conhece as ruínas da antiga usina da cidade. Outra atração são as piscinas de águas naturais, muito frequentadas nos dias quentes.

Fotos – Elias Gomes – Expressão Studio

Mais notícias