Foto: Rede Social

Nesta sexta-feira, 11 de ju­nho, foi disponibilizada em ves­tibulinhoetec.com.br a relação de inscrições deferidas e inde­feridas no processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Ete­cs) de São Paulo para o segundo semestre deste ano de 2021.

A lista inclui os candidatos cuja documentação e notas das disciplinas de Português e Ma­temática inseridas no sistema foram aceitas ou rejeitadas após conferência dos organizadores do Vestibulinho. O período para apresentação de recurso ocorre nos dias 14 e 15 de junho.

Caso seja necessário, o candidato poderá retificar as notas inseridas e reenviar os documentos comprobatórios (informados erroneamente, ilegíveis, incompletos ou di­ferentes do que deveriam ter sido anexados). O resultado do recurso será divulgado no dia 22 de junho.

A verificação da lista preli­minar de inscrições deferidas e indeferidas, do período para recurso, da lista de classificação e da convocação para matrícu­la é de inteira responsabilidade do candidato. A seleção dos candidatos se dará por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova pre­sencial ou online.

Serão avaliadas as notas de Português e Matemática do primeiro ano do ensino médio ou do primeiro termo do ensi­no médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), concluídos até 31 de dezembro de 2020. O novo critério de sele­ção foi adotado visando atender ao distanciamento social.

Ao todo, o Vestibulinho oferece 45.986 vagas para o en­sino técnico (presencial, semi­presencial e online) e especia­lização técnica. Em Ribeirão Preto, a Escola Técnica José Martimiano da Silva, o popu­lar “Colégio Industrial”, estava com 880 vagas abertas.

São vagas totalmente gra­tuitas nas áreas de saúde, ges­tão e negócios, infraestrutura e indústria. A Etec Sede oferece cursos técnicos em Adminis­tração, Secretariado, Mecâni­ca, Mecatrônica, Eletrônica, Eletrotécnica, Edificações, De­sign de Interiores, Cozinha e Nutrição & Dietética.

Atende atualmente 2.549 alunos. Já a Fatec de Ribeirão Preto oferece cursos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Negócios e Inovação e Sistemas Biomédi­cos. O “Industrial” conta ainda com classes descentralizadas em Pontal, Dumont e Pradópolis.

Oferece o curso de Admi­nistração e as extensões na Es­cola Estadual Amélia dos Santos Musa, em Ribeirão Preto, com Administração, Serviços Jurídi­cos e Desenvolvimento de Sis­temas. Também tem extensão na EE Winston Churchill, em Sertãozinho, oferecendo os cur­sos de Administração, Recursos Humanos e Comércio.

As vagas são destinadas às Etecs e às classes descentraliza­das (unidades que funcionam com um ou mais cursos técni­cos, sob a administração de uma Etec) por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da ca­pital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria Estadual da Educação para oferta de cursos técnicos em salas de escolas estaduais.

Em 28 de junho de 2021 se­rão divulgadas as listas de clas­sificação geral e de convocação para envio dos documentos de matrícula. O início das aulas de todos os cursos será de forma remota ou híbrida (parte pre­sencial e parte virtual), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas.

O retorno pleno das ati­vidades presenciais nas Etecs e nas classes descentralizadas depende do controle da pan­demia. Moradores da capital e Grande São Paulo podem es­clarecer dúvidas pelo telefone (11) 3471- 4071. Nas demais localidades, o número é 0800 772 2829. Também é possível se informar pelo site.