Longevidade parlamentar

0
392
FOTOS: ALFREDO RISK

Vereador com mais tempo na Câmara de Ribeirão Preto, Bertinho Scandiuzzi (PSDB), está em seu sexto mandato inin­terrupto. Este ano, além de ocu­par a primeira vice-presidência do Legislativo, o parlamentar participa de importantes comis­sões permanentes daquela casa de leis. É presidente da Comis­são de Defesa da Causa Animal, vice-presidente das comissões de Saúde e dos Direitos Huma­nos, além de integrar outras, como a de Educação.

Com uma atuação conside­rada muito próxima do eleitor Bertinho, ao longo de sua vida pública, ficou conhecido por ser um dos primeiros vereadores a chegar, logo de manhã, no seu gabinete.

Com a pandemia do coro­navírus o contato pessoal ficou mais limitado por força do pro­tocolo de segurança estabelecido para a prevenção à doença. Mas, engana- se quem pensa que Ber­tinho Scandiuzzi deixou de falar com a população. Pelas redes sociais e pelo celular – que há muito tempo divulga o número por meio de um cartão de visita – ele tem passado grande parte do tempo atendendo os muní­cipes. Em entrevista ao Tribuna, o vereador falou sobre seu novo mandato e os projetos que pre­tende implementar.

Tribuna Ribeirão – O se­nhor está em seu sexto man­dato. Como avalia a sua re­eleição?
Bertinho Scandiuzzi – Pri­meiro, é preciso ressaltar que cada eleição é uma nova dispu­ta eleitoral. Não podemos nos prender, nem nos acomodar com resultados passados, pois, a realidade, as necessidades, as experiências, os anseios da po­pulação mudam com os anos. Principalmente, neste último pleito eleitoral que tivemos que aprender a fazer política em meio a um estado de emergên­cia em saúde pública de impor­tância Nacional em decorrên­cia da covid-19.
Como vereador atendo a todos que me procuram diaria­mente com respeito e em igual­dade de condições. Em relação aos meus atos como parlamen­tar sempre os exerci com inde­pendência, sempre.
Em meio ao isolamento social conseguimos por outros meios, manter contato com o eleitorado ribeirão-pretano que está cada vez mais atento aos atos e atividades parla­mentares, mesmo fora do pe­ríodo eleitoral. Isto porque, a interatividade digital veio para ficar e temos que nos adaptar e aprender com ela.
A última eleição foi rápida e difícil por causa da pandemia. Mas, avalio como positiva a minha reeleição e agradeço esta nova oportunidade e mais uma vez me coloco a serviço da cida­de e do povo de Ribeirão Preto.

Tribuna Ribeirão – Ser o parlamentar com mais tempo de mandato aumenta a res­ponsabilidade em relação aos eleitores?
Bertinho Scandiuzzi – Sem dúvida nenhuma a nossa responsabilidade é maior e te­mos o dever de aprender com nossos eventuais erros e, assim executar nossas tarefas com mais eficiência em prol da ci­dade e da coletividade. Minha permanência na Casa Legislati­va – pelo sexto mandato – sig­nifica para mim que tenho exe­cutado de maneira adequada a minha função como vereador e que meus representados tem feito uma análise positiva a meu respeito.

Tribuna Ribeirão – A pan­demia do coronavírus mudou o jeito de se fazer campanha eleitoral. Como o senhor fez para que suas ideias e propos­tas chegassem até o eleitor?
Bertinho Scandiuzzi – Re­almente a pandemia trouxe mudanças significativas para a campanha eleitoral. Principal­mente porque não foi possível estar na rua junto ao eleitorado. Tivemos que nos valer das mí­dias sociais, do jornal impres­so, do atendimento via telefone e whatsapp, para que nossas ideias e propostas chegassem para a população.
A interatividade digital, como já disse, veio para ficar. É um mecanismo importan­te para a divulgação de in­formações e a aproximação da população com seu re­presentante no Legislativo. Não podemos esquecer que o legislativo é o poder que dá voz à população, que é quem à representa diretamente e que, por isso, a era digital, ao meu ver, não pode se so­brepor ao “olho no olho”. O povo sempre tem que estar presente e ser ouvido pelo vereador, somente assim ha­verá o fortalecimento do Po­der Legislativo.

Tribuna Ribeirão – O se­nhor integra comissões impor­tantes do Legislativo, como, Defesa da Causa Animal, Saú­de, Educação e Direitos Hu­manos. Seus projetos serão di­recionados para estes setores?
Bertinho Scandiuzzi – Como representante do povo na Casa Legislativa, tenho procu­rado estar atento as necessida­des de toda a coletividade para executar de maneira adequada e eficiente a minha função de vereador. Procuro sempre ouvir e estar atento para os problemas da cidade.
A Educação e a Defesa da Causa Animal são temas que demandam preocupação em nosso município. Sem abando­nar as outras, procurarei neste mandato dar especial atenção a estes setores.

Tribuna Ribeirão – O se­nhor faz parte do PSDB, partido do prefeito Duarte Nogueira. Como será seu re­lacionamento com o governo?
Bertinho Scandiuzzi – O prefeito terá todo o meio apoio em todas as questões enviadas para a apreciação da Câmara que forem importantes para a cidade e para a nossa população.

Tribuna Ribeirão – O dis­tanciamento social imposto pela pandemia do coronaví­rus afetou o funcionamento dos órgãos públicos, como por exemplo, na Câmara de Vere­adores. Como fazer politica e atender os munícipes neste novo cenário?
Bertinho Scandiuzzi – A interatividade digital facilita a aproximação do vereador com a população, neste tem­po de distanciamento social. Mesmo neste período pandê­mico continuamos realizando o atendimento a todos que nos procuraram via telefone, redes sociais, whatsapp e assessoria diariamente.

Tribuna Ribeirão – Ser vi­ce-presidente do Legislativo ajuda a ampliar seu trabalho como vereador?
Bertinho Scandiuzzi – Penso que ser vice-presidente do legislativo aumenta a minha responsabilidade como verea­dor, porque estarei diretamen­te responsável por contribuir para a reconstrução e fortale­cimento do Poder Legislativo. A Câmara cada vez mais tem aprimorado a sua interativi­dade com a população, com a transparência no fornecimento de informações confiáveis, re­levantes e oportunas a toda a coletividade.
Com isso, ela tem possibi­litado maior efetividade a seus instrumentos institucionais (legislativos), o que assegura que o Poder Público seja efi­ciente, responsável e livre de corrupção. É óbvio que todo trabalho como vice-presiden­te refletirá no meu trabalho como vereador.

Tribuna Ribeirão – Nestes anos de vereança quais seus projetos que senhor classifica como mais importantes?
Bertinho Scandiuzzi – Classifico como todos os pro­jetos sendo de importância, porque de uma forma ou de outra eles influenciaram positi­vamente a vida das pessoas ou contribuíram para o desenvol­vimento organizado e sustenta­do da cidade.

Tribuna Ribeirão – Di­zem que o senhor já levanta atendendo munícipe – agora principalmente pelo celular – e só termina este atendi­mento quando vai dormir. Isso é verdade?
Bertinho Scandiuzzi – É verdade. Atendo diariamen­te a todos que me procuram e minha relação sempre será de igualdade e respeito com toda a população de Ribeirão Preto.