30 C
Ribeirão Preto
20 de abril de 2024 | 13:41
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Prefeitura e Transerp realizam Pedale Consciente
Geral

Prefeitura e Transerp realizam Pedale Consciente

Segunda edição do passeio ciclístico quer conscientizar motoristas e combater a imprudência no trânsito

Por: Adalberto Luque

A segunda edição do Pedale Consciente que acontece no próximo domingo (07), tem o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância de combater a imprudência no trânsito e reduzir os índices de acidente. O passeio ciclístico faz parte da programação do movimento Maio Amarelo 2023, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Os inscritos no site da Transerp poderão retirar seus kits a partir das 07h30 no Parque Municipal Dr. Luís Carlos Raya, no Jardim Botânico. A largada será às 09h00 em direção à avenida Maurílio Biagi, com encerramento de volta ao Parque Raya, percorrendo o antigo circuito da Ciclofaixa de Lazer.

Segundo a Transerp, haverá atividades com a mascote Transerpinho, a minicidade móvel de trânsito, apresentação dos alunos do Samuzinho, alongamento e aquecimento, contação de histórias para crianças, espaço de saúde e bem-estar, além da presença de integrantes do Canil da Guarda Civil Metropolitana.

Primeira edição reuniu milhares de participantes em 2022 (Foto: Alexandre de Azevedo/CCS)

Os participantes serão orientados a vestir amarelo para chamar a atenção contra a imprudência no trânsito e buscar reduzir os índices de acidentes. Segundo o InfoSiga, órgão do governo do Estado que registra os dados sobre acidentes de trânsito, 23 pessoas morreram nas ruas, avenidas, alamedas, viadutos e rodovias que cortam Ribeirão Preto no primeiro trimestre de 2023. A média é de uma morte no trânsito a cada quatro dias.

Ribeirão Preto registrou 1.066 acidentes nos três primeiros meses do ano, um índice 17,92% maior que no mesmo período de 2022, quando ocorreram 904 acidentes. A cidade registra um acidente a cada duas horas. Esses são os números combatidos pela iniciativa da Prefeitura e da Transerp, através do programa de educação para o trânsito, o Siga Consciente e do Pedale Consciente.

Mais notícias