Ingredientes

Modo de Preparo

1. Antes de mais nada, precisamos dessalgar o bacalhau. Eu comprei em lascas, já dessalgado, mas se você pegar aquele que vem salgado, é preciso deixá-lo de molho algumas vezes até que fique no ponto. Achei esse vídeo ótimo pra quem tem dúvida (gostei mais ainda porque é uma técnica que não leva uma vida pra dessalgar).

2. Bacalhau dessalgado? Vamos dar uma leve fervida no nosso amigo, pois vamos desfiá-lo. Cozinhe em água filtrada por 5 minutos, até começar a ferver. Escorra a água e reserve. Espere esfriar antes de desfiar. Eu gosto desse prato mais “pedaçudo” então não me preocupei em ser tão precisa (com as próprias mãos fui separando os pedacinhos).

3. Em uma panela, doure 1 cebola fatiada em pétalas (fogo médio pra não queimar a cebola). Em seguida, acrescente o alho picado.

4. Quando o refogado estiver bem cheiroso, vamos acrescentar o bacalhau desfiado e deixar dourar por uns 5 minutos. Depois, acrescente a salsinha, batata palha e as azeitonas pretas.

5. Por fim, é hora dos ovos. Em uma tigela, bata-os ligeiramente com um garfo. Reduza o fogo para baixo e jogue os ovos, mexendo sem parar. PS: é importante que você mexa beeeeem pois não queremos um omeletão com bacalhau e sim cozinhar os ovos em ponto cremoso.

Perceberam que eu não usei sal nessa receita? Como o bacalhau ainda conserva bastante sal mesmo depois de dessalgado, não vi necessidade. Vale experimentar e corrigir o sal, se necessário.

Finalize o prato com azeitonas extras e se achar bonitinho, pique mais salsinha e jogue por cima, pra dar um tchan. Sirva ainda quentinho.