Jornal Tribuna Ribeirão

RP terá ‘Dia V’ de vacinação

© Rovena Rosa/Agência Brasil

Neste sábado, 16 de outu­bro, o estado de São Paulo vai promover o “Dia V” de vacina­ção contra a covid-19, um mu­tirão para ampliar a cobertura vacinal contra a doença. Com isso, cinco mil postos de saú­de estarão abertos no sábado, em todo o estado de São Pau­lo, das sete às 19 horas, prin­cipalmente para a aplicação da segunda dose de vacina contra a covid-19.

Nesse dia, também serão aplicadas as doses de reforço para idosos que tomaram a segunda dose há mais de seis meses. A terceira dose ou dose de reforço está sendo aplica­da porque foi observada uma queda na proteção da vacina contra a covid-19, após seis meses da segunda dose.

O objetivo principal deste “Dia V” de vacinação é atrair os faltosos da segunda dose, ou seja, aquelas pessoas que já poderiam ter tomado a segunda dose mas que ainda não compareceram aos pos­tos de saúde para completar o esquema vacinal.

Segundo Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunização de São Paulo, cerca de 4,1 milhões de pessoas ainda não tomaram a segunda dose de imunizante contra a covid-19 em todo o estado paulista. Até este mo­mento, 61,79% da população total de São Paulo já comple­tou o esquema vacinal.

Em Ribeirão Preto, a Se­cretaria Municipal da Saúde confirmou que vai aderir à campanha, mas os detalhes sobre público-alvo e número de Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) disponíveis ainda não foram divulgados pela pasta, o que deve ocorrer até amanhã.

Na área de atuação do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII), que abran­ge Ribeirão Preto e mais 25 cidades, são 118.265 faltosos, sendo que 27.784 foram ini­cialmente imunizados com a Coronavac/Butantan/Sinovac (23,5%), 32.737 com a As­traZeneca/Oxford/Fiocruz (27,7%) e 57.744 com a Pfizer/ BioNTech (48,8%).

Na área do DRS-V, que abrange Barretos e mais 17 cidades, são 32.674 faltosos – 5.670 da Coronavac (17,4%), 10.460 da AstraZeneca (32%) e 16.544 da Pfizer (50,6%). No DRS-VIII, que envolve Franca e mais 21 municípios, 50.231 não voltaram aos postos para receber a segunda dose – 13.544 da vacina do Butantan (27%), 12.280 da de Oxford (24,4%) e 24.407 da parceria com a BioNTech (48,6%).

As prefeituras também vão poder aproveitar a data para atualizar o cadastro na plataforma VaciVida, inse­rindo dados de pessoas que já tomaram o imunizante e que eventualmente ainda não constam do sistema. Neste mesmo dia, pais ou responsá­veis podem levar seus filhos para atualização da carteira de vacinação. Segundo o go­verno paulista, serão ofereci­dos 16 tipos de vacinas, que protegem contra 20 doenças.

O governo pede que os pais ou responsáveis levem a cartei­ra de vacinação de seus filhos para que o profissional de saú­de avalie quais doses e vacinas precisam ser aplicadas. A cam­panha nacional de multivaci­nação do Ministério da Saúde começou no dia 1° e vai até o dia 29 de outubro.

A Secretaria Municipal da Saúde está realizando a Cam­panha Nacional de Multivaci­nação para crianças e adoles­centes menores de 15 anos de idade, com o objetivo de ofe­recer acesso a todas as vacinas do calendário nacional e atua­lizar o esquema de imunização dessa faixa etária para que haja aumento da cobertura vacinal, essencial para o controle, eli­minação e erradicação de do­enças preveníveis.

O “Dia V” será neste sá­bado (16). Salas de vacinação estarão abertas para a aplica­ção das vacinas que compõem o calendário da criança e do adolescente. No total, serão oferecidos 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: contra difteria, té­tano, coqueluche, tuberculose, poliomielite e sarampo.

As vacinas ainda protegem contra caxumba, rubéola, he­patite A e B, varicela (catapo­ra), febre amarela, HPV, rota­vírus, doença meningocócica, meningite tipos A, C, W e Y, e pneumonia. Importante levar todas as crianças e adolescen­tes para verificar a carteira de vacinas, pois, mesmo que se acredite que esteja atualizada, pode haver mudanças no ca­lendário de vacinação.

Deixe o seu comentário:

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com