Tribuna Ribeirão
Saúde

RP terá ‘Dia V’ de vacinação

© Rovena Rosa/Agência Brasil

Neste sábado, 16 de outu­bro, o estado de São Paulo vai promover o “Dia V” de vacina­ção contra a covid-19, um mu­tirão para ampliar a cobertura vacinal contra a doença. Com isso, cinco mil postos de saú­de estarão abertos no sábado, em todo o estado de São Pau­lo, das sete às 19 horas, prin­cipalmente para a aplicação da segunda dose de vacina contra a covid-19.

Nesse dia, também serão aplicadas as doses de reforço para idosos que tomaram a segunda dose há mais de seis meses. A terceira dose ou dose de reforço está sendo aplica­da porque foi observada uma queda na proteção da vacina contra a covid-19, após seis meses da segunda dose.

O objetivo principal deste “Dia V” de vacinação é atrair os faltosos da segunda dose, ou seja, aquelas pessoas que já poderiam ter tomado a segunda dose mas que ainda não compareceram aos pos­tos de saúde para completar o esquema vacinal.

Segundo Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunização de São Paulo, cerca de 4,1 milhões de pessoas ainda não tomaram a segunda dose de imunizante contra a covid-19 em todo o estado paulista. Até este mo­mento, 61,79% da população total de São Paulo já comple­tou o esquema vacinal.

Em Ribeirão Preto, a Se­cretaria Municipal da Saúde confirmou que vai aderir à campanha, mas os detalhes sobre público-alvo e número de Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) disponíveis ainda não foram divulgados pela pasta, o que deve ocorrer até amanhã.

Na área de atuação do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII), que abran­ge Ribeirão Preto e mais 25 cidades, são 118.265 faltosos, sendo que 27.784 foram ini­cialmente imunizados com a Coronavac/Butantan/Sinovac (23,5%), 32.737 com a As­traZeneca/Oxford/Fiocruz (27,7%) e 57.744 com a Pfizer/ BioNTech (48,8%).

Na área do DRS-V, que abrange Barretos e mais 17 cidades, são 32.674 faltosos – 5.670 da Coronavac (17,4%), 10.460 da AstraZeneca (32%) e 16.544 da Pfizer (50,6%). No DRS-VIII, que envolve Franca e mais 21 municípios, 50.231 não voltaram aos postos para receber a segunda dose – 13.544 da vacina do Butantan (27%), 12.280 da de Oxford (24,4%) e 24.407 da parceria com a BioNTech (48,6%).

As prefeituras também vão poder aproveitar a data para atualizar o cadastro na plataforma VaciVida, inse­rindo dados de pessoas que já tomaram o imunizante e que eventualmente ainda não constam do sistema. Neste mesmo dia, pais ou responsá­veis podem levar seus filhos para atualização da carteira de vacinação. Segundo o go­verno paulista, serão ofereci­dos 16 tipos de vacinas, que protegem contra 20 doenças.

O governo pede que os pais ou responsáveis levem a cartei­ra de vacinação de seus filhos para que o profissional de saú­de avalie quais doses e vacinas precisam ser aplicadas. A cam­panha nacional de multivaci­nação do Ministério da Saúde começou no dia 1° e vai até o dia 29 de outubro.

A Secretaria Municipal da Saúde está realizando a Cam­panha Nacional de Multivaci­nação para crianças e adoles­centes menores de 15 anos de idade, com o objetivo de ofe­recer acesso a todas as vacinas do calendário nacional e atua­lizar o esquema de imunização dessa faixa etária para que haja aumento da cobertura vacinal, essencial para o controle, eli­minação e erradicação de do­enças preveníveis.

O “Dia V” será neste sá­bado (16). Salas de vacinação estarão abertas para a aplica­ção das vacinas que compõem o calendário da criança e do adolescente. No total, serão oferecidos 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: contra difteria, té­tano, coqueluche, tuberculose, poliomielite e sarampo.

As vacinas ainda protegem contra caxumba, rubéola, he­patite A e B, varicela (catapo­ra), febre amarela, HPV, rota­vírus, doença meningocócica, meningite tipos A, C, W e Y, e pneumonia. Importante levar todas as crianças e adolescen­tes para verificar a carteira de vacinas, pois, mesmo que se acredite que esteja atualizada, pode haver mudanças no ca­lendário de vacinação.

Postagens relacionadas

RP abre vacinação de crianças

William Teodoro

Saúde celebra Dia Mundial sem Tabaco

William Teodoro

Transtorno bipolar atinge cerca de 140 milhões de pessoas

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com