Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

RP abre vacinação de crianças

GOVERNO DE SÃO PAULO

A Secretaria Municipal da Saúde inicia nesta terça-feira, 18 de janeiro, a imunização de crianças de 5 a 11 anos com a primeira dose da vacina pedi­átrica da Pfizer/BioNTech. O lote inicial com 2.500 cargas do imunizante chegou ao 13º De­partamento Regional de Saúde (DRS XIII) nesta segunda-fei­ra (17). No início da tarde des­ta segunda-feira ainda haviam 1.700 cagas disponíveis.

A vacinação simbólica da primeira criança será às 8h30, na Unidade Básica de Saúde Hélio Lourenço de Oliveira, a UBS do Santa Cruz do José Ja­cques, na rua Triunfo nº 1.070, e contará com a presença do secretário titular da pasta, José Carlos Moura.

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, por meio do Plano Estadual de Imuniza­ção (PEI), enviou 7.200 doses para Ribeirão Preto e mais 25 municípios da região, sendo que a cidade-sede teve acesso a 34,7% do total da remessa. Mais 8.600 foram entregues para o DRS VIII, de Franca (6.600 doses), e para o DRS V, de Barretos (2.000).

Ribeirão Preto, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, pretende vacinar 60 mil crianças desta faixa etária. Este número representa 8,33% da população da cidade, que até 31 de julho do ano passado era de 720.116 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatís­tica (IBGE). Por enquanto, são apenas 2.500 vagas.

Comorbidades
As primeiras vacinas des­tinadas a este público-alvo são para crianças com alguma das 21 comorbidades listadas pelo Plano Nacional de Imu­nizações (PNI), do Ministério da Saúde, ou com deficiência permanente. O agendamen­to para estas 2.500 crianças que serão imunizadas hoje foi aberto às 8h30 desta se­gunda-feira. Esta etapa deve prosseguir até 10 de fevereiro.

Depois, terá início a imuni­zação por faixa etária. A cam­panha será realizada em 36 das 38 Unidades Básicas de Saúde com salas para vacinação. Nos locais de vacinação, os pais ou responsáveis devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG), por exemplo –, comprovante de residência, ficha Vacivi­da preenchida, número do protocolo do agendamento e atestado de comorbidade ou deficiência permanente.

Pode ser relatório médi­co, prescrição médica, receita médica, exames, cadastro no sistema Hygia ou comprovan­te de Benefício de Prestação Continuada (BPC). A crian­ça deverá comparecer à vaci­nação acompanhada de um adulto responsável ou levar o termo de consentimento livre e esclarecido assinado por um de seus representantes legais.

Agendamento
O documento está dispo­nível no site oficial da prefei­tura de Ribeirão Preto (www. ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/ pdf/saude68202105.pdf). O agendamento também deve ser feito no portal oficial da prefeitura. Assim como já acontece com idosos, adul­tos e adolescentes, a pasta manteve o atendimento em domicílio para as crianças. As pessoas acamadas deste grupo podem receber o imu­nizante em sua própria casa, por meio do Serviço de Aten­ção Domiciliar (SAD).

Basta entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima ou no próprio Ser­viço de Atenção Domiciliar, pelo telefone 3977-7111. O pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) é re­comendado para todos os pú­blicos incluídos no calendário de imunização. Também dá acesso ao site para impressão da ficha do Vacivida.

A relação de comorbidades
– Insuficiência cardíaca
– Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
– Síndromes coronarianas
– Valvopatias
– Miocardiopatias e pericardiopatias
– Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênitas
– Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
– Talassemia
– Síndrome de Dow-
– Diabetes mellitus
– Pneumopatia crônicas graves
– Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
– Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
– Doença cerebrovascular
– Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
– Anemia Falciforme
– Obesidade mórbida
– Cirrose hepática
– HIV

Postagens relacionadas

Nove em cada dez adolescentes compram cigarro em comércio autorizado

William Teodoro

Prefeitura pede que Justiça retire do ar vídeo com acusações de construtora

William Teodoro

Ações judiciais questionam ‘reforma’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade