Tribuna Ribeirão
Cultura

Teresa Viana leva exposição ao Marp

FOTO: RÔMULO FIALDINI

A exposição “Pensamentos Pictóricos” é resultado do proje­to de Teresa Viana contemplado pela Fundação Nacional de Arte (Funarte) – na nona edição do Prêmio de Artes Plásticas Mar­cantonio Vilaça – que estará em cartaz, no Museu de Arte de Ri­beirão Preto Pedro Manuel-Gis­mondi (Marp), entre 14 de mar­ço, segundo sábado do mês, e 8 de maio. A artista vai doar duas de suas obras à instituição.

Além das peças doadas, uma pintura encáustica e óleo sobre tela de 2014 e um trabalho em lã de carneiro – feltragem – do ano passado, a exposição reúne mais duas pinturas do mesmo período e um conjunto de seis pequenas telas de 2016, todas na mesma técnica, e duas séries de feltragem: uma composta por dez trabalhos, apresentada na coletiva Another Gesture, na A.I.R. Gallery, em Nova York (2017), e outra com oito traba­lhos, de 2018.

Exibidas pela primeira vez no Brasil, as feltragens decorrem do procedimento têxtil milenar utilizado pelos povos nômades da Ásia. “Assim busco resgatar um modus operandi ancestral li­gado a outro espaço-tempo para questionar os processos percep­tuais na contemporaneidade”, diz a artista. Estas obras foram ainda anteriormente reunidas e exibidas nos Estados Unidos, Spring Open Studio do ISCP, em 2019.

Na época, a artista foi con­templada pela segunda vez com a bolsa da The Pollock­-Krasner Foundation, para dar continuidade à sua pesquisa durante um ano e fazer uma residência artística no Interna­tional Studio & Curatorial Pro­gram (ISCP), em Nova York.

Já em sua pintura, Teresa Via­na investiga a possibilidade de expandir a experiência do pen­samento. Sua produção pictórica emerge na profusão de sensações sinestésicas que se organizam como “pensamento tátil”. Ao utilizar a cera como aglutinan­te dos pigmentos (encáustica), suas pinturas adquirem volume e caracterizarem-se por uma tri­dimensionalidade escultórica em cores vibrantes que extrapolam a superfície. Embora o seu meio principal seja a pintura, a artista trabalha também com desenho sobre papel e digital, colagens e, a partir de 2017, com a feltragem.

Teresa Viana nasceu no Rio de Janeiro, em 1960, mas vive e trabalha em São Paulo. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, e mudou-se para São Paulo em 1992. É considerada uma artista dos anos 90, cuja obra tem ocu­pado lugar próprio na produção contemporânea brasileira. Já participou de várias exposições no Brasil e no exterior.

O Marp fica na rua Barão do Amazonas nº 323, no Cen­tro Histórico de Ribeirão Preto, a exposição poderá ser visitada de terça à sexta-feira, das nove às 18 horas – menos nos feriados de 21 de abril (Inconfidência Mineira, Dia de Tiradentes) e 1º de maio, Dia Internacional do Trabalho. Aos sábados, nos dias 14 e 28 de março e 11 e 25 de abril, a visitação acontece das 12 às 17 horas. Infor­mações pelos telefones (16) 3635- 2421 e 3941-0089.

Postagens relacionadas

Clint Eastwood em busca de salvação para seus heróis

Redação 1

Senhorita. Muito som e quebrando preconceitos

Redação 1

Live-action de ‘Lilo & Stich’ já tem atriz para o papel de Nani

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com