Tribuna Ribeirão
Geral

Suspensão de testes não é revés, diz Londres

PHIL NOBLE/REUTERS

A interrupção dos en­saios clínicos da vacina con­tra a covid-19 realizados pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca não é um retro­cesso e não é a primeira vez que isso acontece, afirmou o ministro britânico da Saúde, Matt Hancock, nesta quarta­-feira, 9 de setembro.

A AstraZeneca divulgou um comunicado na noite de terça-feira (8) para relatar a pausa nos testes depois que um voluntário no Reino Uni­do sofreu uma reação adversa grave. Essa vacina, considera­da uma das mais avançadas no mundo, estava em fase final de estudos clínicos antes de rece­ber autorização dos órgãos re­guladores para prosseguir com a imunização da população.

Falando à SkyNews, Han­cock admitiu que a interrup­ção é “obviamente um desafio. Mas, na verdade, não é a pri­meira vez que isso acontece com a vacina Oxford e é um processo normal em testes clí­nicos”. De acordo com o minis­tro, os próximos passos depen­derão do que os pesquisadores “encontrarem quando fizerem a investigação” do caso.

A AstraZeneca não divul­gou informações sobre o esta­do de saúde do voluntário que adoeceu, mas a mídia destacou nesta quarta que sua recupe­ração é esperada. A vacina de Oxford estava sendo testada no Brasil em cerca de cinco mil pessoas. Participam ainda dos estudos os Estados Uni­dos e a África do Sul, além do Reino Unido, primeiro país a testar o produto.

O estudo brasileiro, ini­ciado em junho, está sendo coordenado pela Universida­de Federal de São Paulo (Uni­fesp). Procurada, a instituição informou que os testes foram suspensos em todos os centros no mundo, inclusive no Brasil, e afirmou que a pausa segue os padrões de segurança preconi­zados no protocolo do estudo da vacina de Oxford.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Programa Voa Brasil atenderá dois grupos

Redação 2

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com