Projeto que usa a leitura para confortar pacientes em tratamento de doenças crônicas e neurodegenerativas realiza evento de encerramento de ciclo. A programação que encerrou a etapa atual aconteceu no Centro Dia da Pessoa Idosa, no complexo da APAE, onde é realizado o Tomates Verdes Fritos. O projeto é uma parceria do Observatório do Livro com o Conselho Municipal do Idoso e atende, atualmente, 80 participantes.
A participante do projeto Neusa Gonçalves dos Santos, de 75 anos, conta que depois de idosa não tinha mais acesso à leitura e participar dos grupos possibilita que ela relembre, por exemplo, como escutar histórias é bom e pode leva-la a inúmeros lugares. A atividade proporciona, segundo ela, conversas com seus familiares quando chega em casa, repercutindo a leitura e as reflexões do grupo sobre a vida. “Eu também convido meus familiares para participar de grupos de leitura para poderem sentir o mesmo que sinto”, revela Neusa.
Além de atuar em alguns serviços oncológicos e de hemodiálise, os psicólogos e biblioterapeutas se reúnem com grupos do Centro Dia da Pessoa Idosa (Complexo da Apae), o proveniente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Presidente Dutra, do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência a Reabilitação de Mastectomizadas (REMA) na Escola de Enfermagem da USP, entre outros. Também são programados encontros individuais em consultório e a domicílio.
“Encerrar um ciclo é tão importante quanto iniciá-lo. A festa de encerramento do projeto Tomates Verdes Fritos marca esse momento: a conclusão de uma etapa de muito trabalho, escuta, cuidado e vínculo com cada participante”, avalia a psicóloga e biblioterapeuta Juliana Bessa, coordenadora do projeto, sobre a 4ª edição. “E celebrar esse encerramento é reconhecer tudo o que foi construído: os encontros, as histórias compartilhadas, os impactos vividos. É também uma forma de valorizar o caminho percorrido e agradecer a todos que fizeram parte dele”, comenta.
Para Juliana, mais do que um ponto final, esse encerramento representa uma pausa necessária para reorganizar, respirar e começar uma nova edição com mais propósito, ainda. “Renovamos, com isso, nosso compromisso com o cuidado emocional dos participantes, com a escuta qualificada e com o uso da leitura como ferramenta de acolhimento. A festa de encerramento, portanto, não é apenas uma comemoração. É um marco simbólico de que seguimos em frente, com base sólida e olhos voltados para o que ainda podemos construir juntos”, conclui.
Enquadrado na Lei do Idoso, o projeto é realizado em parceria com o Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão Preto de forma domiciliar, em consultórios, em instituições e em encontros semanais com a rede de apoio dos pacientes. E conta com o patrocínio de Austral/Re, Austral Seguradora e Agibank.
Foto Divulgação