Tribuna Ribeirão
DestaqueTurismo

Tradição caipira em São Luiz do Paraitinga 

Estância turística é conhecida pelo Carnaval das Marchinhas e a Festa do Divino, além da tradição caipira, história e esportes de aventura (Ken Chu/ Expressão Studio )

A estância turística de São Luiz do Paraitinga, localizada no Vale do Paraíba e conhecida pelo Carnaval das Marchinhas e a Festa do Divino (em maio), é destino certo para quem busca tradição caipira, história e esportes de aventura. Outro destaque fica por conta do Centro Histórico, que integra seu Patrimônio Cultural.  

No centro da cidade, chamam a atenção as igrejas das Mercês (1814) e Matriz (1840), o Mercado Municipal (1885), os prédios com vigas em estilo mourisco e a casa onde nasceu o cientista Dr. Oswaldo Cruz, construída em 1835.  

Na zona rural ainda existem imponentes fazendas edificadas no chamado “estilo cafeeiro paulista”. A cidade foi fundada no ano de 1769 por bandeirantes. Em 1873, o então imperador Dom Pedro II, intitulou o local de Imperial Cidade. O município integra o Circuito Rota da Liberdade e Cultura Caipira e tornou-se estância turística em 2002. 

Neste mês as obras de revitalização do Mercado Municipal foram entregues. Os investimentos foram de R$ 1,7 milhão. O restauro preservou as paredes de taipa e os portões de fechamento. Contou ainda com reforma de boxes, sanitários anexos, iluminação da área interna e fachadas, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, além de instalação de gradil e portões para fechamento do pátio externo, criação de calçadão na via lateral ao mercado e adequações de acessibilidade.  

Centro Histórico  

Além dos muitos atrativos turísticos, como cachoeiras, trilhas, grande parte da beleza e da atração turística da cidade vem exatamente de seu Centro Histórico (numa área superior a 6,5 milhões de metros quadrados), declarado em dezembro de 2010  Patrimônio Cultural Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). “São 450 edificações que remontam ao século XVIII, tal como a Igreja Matriz São Luís de Tolosa”, destaca Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. 

Mercado Municipal 

Construído no final do século XIX, hoje, o Mercado Municipal vende e troca mercadorias, além de alguns botequins servirem o prato típico da cidade “afogado”. O local reúne manifestações culturais como a Festa do Divino, a Semana da Canção e o Arraiá do Chi Pul Pul. Passou por restauro 

Igreja da Matriz 

A Igreja da Matriz é local de festas tradicionais religiosas desde a época do Brasil Colônia e Império, foi construída no século XIX 

Casa Dr. Oswaldo Cruz 

Casa onde nasceu o importante médico sanitarista Oswaldo Cruz. Construída no ano de 1834 com taipa de pilão e paredes internas de pau-a-pique. Hoje funcionam a Casa do Artesão e a Biblioteca Municipal. 

Casarões 

Passeio para apreciar a história da cidade. São mais de 450 imóveis, entre casas térreas e sobrados tombados pelo CONDEPHAAT e IPHAN. Na praça central, existe um conjunto de sobrados que formam o núcleo histórico como, a casa onde nasceu o cientista Dr. Oswaldo Cruz (1835), as Igrejas das Mercês (1814) e Matriz (1.840), prédios com vergas em estilo mourisco e o Mercado Municipal (1885). Na zona rural existem fazendas construídas no “estilo cafeeiro paulista”. 

Postagens relacionadas

Ribeirão Preto se destaca em saneamento e abastecimento

Redação 1

Polícia Militar detém dupla suspeita de roubo na zona Norte de Ribeirão Preto

William Teodoro

Caso Joaquim: mais três testemunhas são ouvidas

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com