Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

UBDS agora é Polo Covid

ALFREDO RISK

A Unidade Básica e Dis­trital de Saúde Doutor João Baptista Quartin, a UBDS Central, localizada na aveni­da Jerônimo Gonçalves, na região conhecida como “Bai­xada”, no Centro Velho de Ri­beirão Preto, passa a atender, a partir desta quarta-feira, 10 de março, exclusivamente pa­cientes com suspeita de infec­ção pelo novo coronavírus.

A estrutura do segundo Polo Covid de Ribeirão Pre­to terá a mesma função do implantado na Unidade de Pronto Atendimento Doutor Luis Atílio Losi Viana, a UPA da Treze de Maio, no Jardim Paulistano, Zona Leste, com atendimento médico e pediá­trico 24 horas, exclusivo para pacientes com queixas respira­tórias e febre – principais sin­tomas do novo coronavírus.

Outras comorbidades se­rão direcionadas às demais unidades de saúde da cidade. A UBDS Central dispõe de 38 leitos, sendo três de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com estrutura para intuba­ção, dez com monitorização e 25 leitos de enfermaria, dos quais 15 para medica­ção, sete para observação adulto e três isolamentos.

Com a medida, os atendi­mentos de atenção básica que eram feitos na unidade de saú­de serão transferidos tempo­rariamente para o Núcleo de Gestão Assistencial (NGA), o Posto da Rua Minas, nos Cam­pos Elíseos. Os atendimentos odontológicos de urgência serão transferidos para a UBDS Doutor Marco Antô­nio Sahão, a UBDS da Vila Virgínia, na Zona Sul.

A ocupação de leitos de terapia intensiva em Ribeirão Preto estava em 90,2% às 18 horas desta terça-feira, 9 de março, mesmo com a abertura de novas vagas. Segundo a pla­taforma leitoscovid.org, havia pacientes internados em 194 das 215 disponibilizadas pelos onze hospitais da cidade e o Polo Covid-19. Na enferma­ria, a taxa era de 83,4% no mesmo horário, com 171 dos 205 leitos ocupados.

Hospital Santa Lydia
Outra ampliação na assis­tência aos pacientes e comba­te à pandemia na cidade é a criação de mais sete leitos de UTI no Hospital Santa Lydia. Na primeira fase da pandemia, em meados de 2020, a institui­ção já havia criado 19 leitos de UTI, e agora, o hospital conta com 35 leitos de terapia inten­siva e 15 de enfermaria.

Polo Covid-19 da Treze de Maio
Já no Polo Covid-19 que funciona nas dependências da UPA da avenida Treze de Maio, foram criados mais sete novos leitos de enfermaria, além de reforço na equipe com a contratação de mais oito enfermeiros, 16 téc­nicos de enfermagem e 18 médicos. Com a ampliação, passa a ter cinco leitos de UTI e 49 leitos assistenciais com monitoramento.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

No comando do IPM

Redação 1

Repasse de ISS de pedágio recua 8,6%

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com