Advogada há mais de 20 anos e mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Perla Müller é uma das três mulheres eleitas vereadoras em Ribeirão Preto, nas eleições do ano passado. Todas foram eleitas pelo Partido dos Trabalhadores.
Atuante ela tem seu currículo cargos importantes, como o de ter presidido a Comissão de Direitos Humanos e vice-presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ribeirão Preto, além de ter sido coordenadora do Curso de Direito (2013-2020) da então Faculdades COC, posteriormente denominada Centro Universitário Uniseb e, por fim, Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Depois de ocupar a suplência de vereadora, entre os anos de 2020 e 2024, Perla Müller está em seu primeiro mandato integral conquistado ao obter 3.266 votos, um aumento expressivo em relação a sua primeira disputa, quando obteve 1.377.
Tribuna Ribeirão – Depois de ocupar a suplência como vereadora – chegou a assumir o mandato – nas eleições de 2020 -, a senhora foi eleita com 3.266 votos no pleito do ano passado. Como analisa sua votação?
Perla Müller – Em 2020, nossa primeira candidatura, obtivemos 1.377 votos que nos colocaram na primeira suplência do PT e que nos trouxeram muita responsabilidade, muito compromisso e dever de continuarmos trabalhando pela cidade. E falo “nós” porque foi – e é – um trabalho coletivo, de um grupo que acredita na política e no potencial de Ribeirão. E foi o que fizemos a partir de então: muito diálogo, muita construção e muito trabalho. A resposta veio em 2024, com o depósito na urna da confiança e apoio de 3.266 pessoas, provando que nosso trabalho e nosso compromisso com Ribeirão Preto foram reconhecidos por mais ribeirão-pretanos. Em 06 de outubro de 2024, selamos um pacto nas urnas: honrar cada voto depositado e estamos nos empenhando muito para cumpri-lo. Portanto, temos uma avaliação muito positiva do resultado alcançado em 2024.
Tribuna Ribeirão – Há duas eleições – 2020 e 2024 – o PT de Ribeirão Preto elegeu apenas mulheres para a Câmara. A que a senhora atribui a atual prevalência feminina?
Perla Müller – Atribuo a eleição de mulheres pelo PT a sua política interno partidária de promover a igualdade de gênero de forma concreta, real. O PT assegura espaço para que as mulheres se façam lideranças e quadros políticos; garante que ocupemos as instâncias decisórias do partido; possibilita, inclusive através da destinação do fundo partidário, que as mulheres candidatas possam fazer que seus projetos e propostas cheguem aos eleitores e eleitoras da cidade; acredita na indispensabilidade de as mulheres estarem nos espaços de tomada de decisão política para que participem e contribuam com a construção efetiva de uma sociedade mais justa, igualitária, plural e fraterna. Tanto é que o PT fez a primeira presidenta do Brasil. E, claro, as mulheres do PT reivindicam e ocupam os espaços.
Tribuna Ribeirão – A senhora foi secretária Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT/SP. Que propostas acredita serem necessárias implementar neste setor para minimizar os problemas ambientais em Ribeirão Preto?
Perla Müller – Não estou mais Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT paulista desde que assumi a Superintendência do IBAMA no estado de São Paulo em 2023, por exigência regimental. Vivemos uma emergência climática e não há solução viável para os problemas ambientais e climáticos se não tivermos claro este entendimento. Digo isto porque esta questão precisa ser tratada na centralidade de todas políticas públicas e ações governamentais. Infelizmente não temos ações climáticas em nossa cidade, sendo muito incipiente as políticas públicas que se dizem sustentáveis. E há questões que são inadiáveis. Começo pela necessidade imperiosa de arborescer a cidade. É urgente implementar a arborização do sistema viário de Ribeirão Preto. As ruas de Ribeirão são hostis para os usuários. O calor é insuportável e o estresse térmico impacta muito negativamente o bem-estar, conforto e a saúde das pessoas. Precisamos estimular o transporte coletivo. É por isso que estamos chamando uma audiência pública para iniciarmos o debate sobre a isenção tarifária no transporte público coletivo. Já são 132 municípios brasileiros com tarifa zero. Só em 2025, 13 cidades já implementaram essa política que alivia o bolso do trabalhador e tem o potencial, junto a outras medidas, de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa. É urgente, ainda, ampliarmos o número de espaços verdes públicos com função social, isto é, áreas dentro da cidade, de acesso livre à população, que possuam cobertura vegetal e que ofereçam lazer, recreação, bem-estar e melhoria da qualidade ambiental e social da população. Precisamos universalizar a coleta, tratamento e destinação ambientalmente adequada dos esgotos sanitários da cidade. Mesmo os domicílios em ocupações informais precisam ter acesso à coleta e tratamento de esgoto, questão de saúde pública e de proteção do meio ambiente. E é fundamental termos uma política municipal de gestão de resíduos.
Tribuna Ribeirão – A senhora é coautora do livro Noções de Ética no Serviço Público. Qual o objetivo desta obra e para quem ela é direcionada?
Perla Müller – Este livro e as participações em outras obras são direcionadas às pessoas que almejam ingressar no serviço público, especialmente pela via do concurso público. O objetivo principal é disseminar conhecimento acerca dos princípios, valores e normas que devem dirigir a conduta dos servidores públicos, promovendo a integridade, a transparência e o respeito ao interesse público, tendo por suporte o respeito pelos Direitos Humanos. A ética no serviço público quer delinear o ideal de conduta do servidor público, que combine excelência e retidão, decoro e civilidade, profissionalismo e compromisso com a coisa pública.
Tribuna Ribeirão – O que é o projeto de criação o Instituto de Direito Humanos de Ribeirão Preto?
Perla Müller – Esse projeto buscou mobilizar pessoas comprometidas com a proteção, defesa e promoção de Direitos Humanos em Ribeirão Preto. Por quase uma década como professora universitária, sempre busquei promover o processo de aprendizagem a partir da educação para os Direitos Humanos. Não há outra forma de formar profissionais do Direito, por exemplo, senão sob a perspectiva da defesa inafastável da dignidade humana. Então, um dia, fiz um chamado pelas redes sociais, perguntando quem topava participar de um projeto assim e a surpresa foi maravilhosa: estudantes, ex-alunos, profissionais das mais diversas áreas do conhecimento se prontificaram a se unir para amparar e apoiar ações e projetos de promoção de Direitos Humanos.
Tribuna Ribeirão – Em que áreas a senhora pretende centrar seu mandato parlamentar?
Perla Müller – As áreas centrais das ações do mandato são trabalho, educação e meio ambiente. Melhorando a vida do trabalhador, melhoramos inevitavelmente, por exemplo, os indicadores socioeconômicos do município, bem como impactamos significativamente crescimento com sustentabilidade. A dignidade e a qualidade de vida da classe trabalhadora são fundamentais para construirmos uma cidade mais justa e igualitária, além de impulsionar a produtividade, a renda e a inovação. Por exemplo, quando levantamos o debate da isenção da tarifa do transporte público, estamos falando em aliviar cerca de 20% da renda de famílias mais pobres. Temos trabalhado bastante para elevação da qualidade da educação pública municipal, com foco muito zeloso com a educação especial, para a garantia dos direitos de acesso à educação e de permanência na escola de meninas e meninos com deficiência. Estamos presidindo o Fórum Permanente de Educação Especial da Câmara Municipal, articulando com toda a sociedade propostas e contribuições para o governo municipal. E quanto à agenda socioambiental e climática, como já disse, é uma pauta emergencial. Tem que ser nossa prioridade absoluta. A Comissão Especial de Estudos sobre os esgotos sanitários que estamos presidindo é um compromisso com a dignidade das pessoas e com a sustentabilidade.
Tribuna Ribeirão – Quais suas expectativas em relação ao governo do prefeito Ricardo Silva?
Perla Müller – Como munícipe, minha expectativa é que cumpra os compromissos assumidos em campanha, principalmente aqueles firmados com as populações mais vulnerabilizadas. Falo dos compromissos assumidos com a educação especial, com a população em situação de rua, com as comunidades, enfim. Como parlamentar, minha expectativa é que seja um governo aberto não só ao diálogo, mas a ouvir de fato e considerar nossas contribuições que reverberam a vontade, o anseio e as necessidades de parcela considerável da população de Ribeirão. Por ora, ainda aguardo que isso se realize.
Tribuna Ribeirão – Em sua opinião quais são os dois principais problemas da cidade?
Perla Müller – Para mim, os dois principais problemas da cidade são a mobilidade urbana e a educação. Inexistem políticas públicas de mobilidade urbana integrada. Ao contrário, o que temos é transporte público ineficiente; ciclovias sem planejamento adequado, de má qualidade e sem integração com outros modos de transporte; sistema viário hostil aos pedestres, motociclistas e ciclistas (só vermos o número crescente de vítimas de acidentes de trânsito); sem falar no descompromisso com a redução das emissões e da poluição. Quanto à educação, são urgentes políticas públicas que sejam capazes de contribuir para a oferta de educação de qualidade e escolas como espaços seguros, inclusivos e acolhedores. Nossos índices no IDEB são muito ruins, a estrutura de nossas escolas ainda demanda muita atenção, a carreira do magistério precisa ser valorizada de fato e a educação especial precisa ser uma realidade. Precisamos de políticas públicas de cuidados com a comunidade escolar. Aliás, propusemos um projeto de lei, aprovado por unanimidade por nossa Câmara Municipal, que institui a Política Municipal de Atenção Psicossocial para as comunidades escolares, instrumento de salvaguarda da saúde mental, de enfrentamento e combate à violência e promoção de bem-estar dos profissionais da educação, estudantes e famílias. E, ressalto, na centralidade de todos nossos problemas, precisamos de uma política municipal de mudança climática, focada na redução das emissões, aumento da resiliência aos impactos da mudança do clima e na promoção de justiça climática.
Tribuna Ribeirão – O que seu eleitorado e a população de Ribeirão Preto podem esperar da vereadora Perla Muller?
Perla Müller – Esperem muito trabalho, muita dedicação, muito estudo, muita responsabilidade e muito respeito por Ribeirão. Nosso gabinete está de portas abertas para receber a todos e todas, assim como estamos a disposição para ir a cada canto da cidade. Nosso maior desejo e nosso maior objetivo é deixar um legado honroso que inspire e beneficie nossas gerações presentes e futuras. Nossa empreitada será incansável no sentido de contribuirmos para a construção de uma cidade de todos, por todos e para todos.