A Prefeitura de Ribeirão Preto implementou a teleconsulta na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oeste, localizada no bairro Sumarezinho. O objetivo é agilizar o atendimento de casos leves e reduzir as filas presenciais. O serviço foi criado a cerca de um mês e, ao chegar à Unidade, o paciente com sintomas leves recebe a indicação da teleconsulta. Se optar pelo sistema é encaminhado para uma sala com equipamentos técnicos de onde será feito o atendimento virtual.
O atendimento é feito por meio do Sistema Concecta SUS, lançado em Ribeirão Preto no final do no passado, na gestão do então prefeito Duarte Nogueira (PSDB). Atualmente ele está em fase de readequação pela Secretaria Municipal da Saúde e vai mudar de nome para “Cuidar mais”. A empresa contratada, por meio de licitação, para realizar as teleconsultas, na gestão Nogueira, foi a Top Med Assistência em Saúde de Florianópolis. A empresa foi a vencedora do Pregão Eletrônico nº 228/2024 pelo valor de R$ 7.249.600,00 por doze meses de serviço.
Composto por médicos, enfermeiros e psicólogos, devidamente capacitados em atendimentos de Pronto Atendimento Digital, o serviço está disponível 24 horas, 7 dias por semana, incluindo feriados e pontos facultativos. O acesso pode ser feito por telefone (ligação gratuita – 0800 888 7812) ou por vídeo chamada na plataforma ou aplicativo “Saúde 24h”, disponível para download nas lojas virtuais.
No caso do serviço disponibilizado na Upa Oeste, a diferença do modelo já existente, é que o local de onde será feita a teleconsulta será a própria Unidade e não a casa ou outro local onde o paciente estiver quando entrar em contato. Se for constatado que o paciente precisa de atendimento presencial ele é direcionado para um médico “ao vivo”.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Maurício Godinho, aproximadamente 80% dos atendimentos nas unidades de pronto atendimento não são emergenciais e atendem os requisitos para a consulta remota, em que os profissionais podem emitir receitas médicas, atestados e, se necessário, encaminhar o paciente para atendimento presencial.
“Com a teleconsulta dentro da UPA, iremos otimizar o fluxo de atendimento na unidade e permitir com que os casos mais simples sejam resolvidos de forma eficiente e com mais agilidade”, afirmou o secretário.
A UPA Oeste continua oferecendo atendimento presencial 24 horas por dia, com serviços de clínica médica, pediatria e traumatologia. A unidade atende uma população estimada de 153 mil habitantes na região oeste de Ribeirão Preto. O objetivo é ampliar o serviço para todas as outras UPAs.
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