Por: Adalberto Luque
Uma Unidade Básica de Saúde, na região, foi obrigada a suspender a vacinação por ter sido vítima da ação de ladrões, nesta terça-feira (3). O caso ocorreu em Matão, cidade distante 100 km de Ribeirão Preto e foi motivado pelo furto de fios na unidade.
A Unidade Básica de Saúde Quarto Centenário, que fica na rua João Pessoa, em Matão, foi alvo da ação de ladrões, que invadiram o local durante a madrugada e furtaram a fiação. No início da manhã, quando os funcionários chegaram ao local, perceberam que quase todas as salas estavam sem energia elétrica.
Foi preciso suspender a vacinação. As vacinas são conservadas em local refrigerada e devem ser descartadas. O prejuízo foi estimado com a perda das vacinas foi de R$ 40 mil. Os ladrões furtaram cerca de 300 metros de cabos elétricos e danificaram instalações.
Ao lado da UBS funciona uma creche municipal. Lá, os ladrões roubaram torneiras, mas não foi preciso suspender as aulas. Já na UBS, a prefeitura de Matão determinou seu funcionamento de forma parcial e sem a vacinação, com previsão de retorno ainda na tarde desta terça-feira.
Em nota, a prefeitura lamentou o ocorrido. Também registrou a ocorrência na delegacia da cidade. A Polícia Civil já iniciou as investigações e vai buscar imagens de câmeras de monitoramento em casas e estabelecimentos comerciais, para tentar chegar aos autores do crime.