Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Transporte coletivo: ‘venda’ da Turb causa polêmica

ALFREDO RISK

O Sindicato dos Emprega­dos do Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Seeturp) usou o Facebook para informar que a Turb – Transporte Urbano S/A encerrará suas atividades em Ribeirão Preto em 1º de fevereiro ou 1º de março. Se­gundo a entidade, a empresa aguarda apenas o final das ne­gociações envolvendo os em­pregados para deixar de operar o serviço de transporte público na cidade.

“Aos amigos, colegas e companheiros de trabalho da Turb. A empresa foi vendida (20% para Sertran e 10% para Rápido D’Oeste)”, diz um tre­cho da nota assinada pelo pre­sidente João Henrique Bueno. “Como todos já sabem, estou internado na UTI em isola­mento com covid-19 há alguns dias, mas tenho mantido con­tato via WhatsApp com os no­vos proprietários na busca de soluções. Infelizmente, come­çamos o ano com esse proble­mão”, completa Bueno.

“Mas fiquem tranquilos (claro que dentro do possí­vel), pois estaremos buscan­do soluções como sempre fa­zemos… Às vezes as batalhas são ingratas, demoram. Mas se olharem para o passado do seu sindicato, verá que foram muitas vitórias e essa não será diferente”, finaliza.

Empresa
A Turb – Transporte Ur­bano S/A foi fundada em 1º de janeiro de 2003 e é uma das operadoras do transporte cole­tivo urbano de Ribeirão Pre­to. De acordo com o site da empresa, possui uma frota de 106 ônibus que operam em 26 linhas convencionais, uma circular e oito alimentadoras.

“A cada mês, transporta­mos em média 780 mil passa­geiros pagantes e mais 520 mil passageiros gratuitos, perfa­zendo um total de um milhão e 300 mil. Nossa garagem pos­sui 14 mil metros quadrados, sendo 2.500 de área construí­da. Temos 267 colaboradores ativos”, informa o texto que no site da empresa.

O Tribuna entrou em con­tato com a assessoria da Turb para confirmar a venda da em­presa e a situação dos trabalha­dores, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno. O Consórcio PróUrbano, grupo concessionário do transporte coletivo urbano – é formado pelas viações Rápido D`Oeste (40%), Transcorp (30%) e Turb (30%). Opera 118 linhas com 356 veículos na cidade. Desde maio de 2012 é o grupo con­cessionário do transporte em Ribeirão Preto.

Transerp
Por meio de nota a Em­presa de Trânsito e Transpor­te Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), que gerencia o sistema de transporte e o trânsito na cidade, disse que não foi comunicada oficial­mente sobre a referida nego­ciação. “Ainda, informa que o serviço de transporte coletivo urbano está normalmente em operação e não há nenhuma perspectiva de interferência das atividades”.

Vereador do PDT quer explicações
O vereador Lincoln Fernandes (PDT) enviou ofício ao superin­tendente da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), Marcelo Galli, pedindo explicações sobre a venda da Turb – Transporte Urbano S/A para a Sertran e Rápido D’Oeste.

O parlamentar pergunta se a empresa gestora foi informada sobre a negociação, qual o papel da Transerp perante a venda, se a empresa negociada informou sobre possíveis demissões, se a mudança fere o contrato en­tre o Consórcio PróUrbano e a prefeitura e se as novas empresas também passam a integrar o grupo concessionário.

O ofício é datado em 14 de janeiro. “Entregamos o ofício na quinta­-feira, estamos aguardando uma resposta ainda essa semana. Por requerimento seriam 15 dias para a Transerp responder, mas não estão havendo despachos de requerimen­to porque estamos em recesso”, informa a assessoria do vereador.

“É consórcio ou monopólio? Até que ponto essa venda da empresa vai refletir na qualidade e no custo do transporte público, os moto­ristas estão com o emprego em risco?”, indaga Lincoln Fernandes.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Botafogo encaminha contratação de promessa do São Paulo

Hugo Luque

Santa Casa investiga sumiço de paciente

Luque

VÍDEO – Caminhão que furou centenas de pedágios é apreendido

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade