Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Vereadores instalam 
CPI dos Semáforos

O relator Daniel Gobbi (PP), o presidente Isaac Antunes (PL) e o vice Jean Corauci (PSD): CPI dos Semáforos foi instalada ontem na Câmara


Câmara deve investigar porque a primeira fase do sistema de monitoramento não foi concluída; prazo venceu em maio deste ano



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar possíveis irregularidades na implantação da primeira fase dos semáforos inteligentes – Sistema Inteligente de Transporte (SIT, “Intelligent Transport System”, em inglês, o ITS) – em Ribeirão Preto iniciou seus trabalhos nesta terça-feira, 23 de setembro, após ser instalada oficialmente.

A primeira ação da CPI foi a convocação do superintendente da RP Mobi – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto S.A, a antiga Transerp, responsável pelo trânsito e transporte –, Marcelo Galli, para prestar esclarecimentos na Câmara na quarta-feira, dia 1º de outubro, às 16 horas. 

Além da convocação, os vereadores também solicitaram documentos oficiais à empresa responsável pela gestão da mobilidade urbana no município

.A CPI terá prazo inicial de 90 dias, prorrogável por igual período, e contará com poderes para requisitar documentos, ouvir testemunhas e realizar diligências, conforme prevê a Constituição Federal e o Regimento Interno da Câmara.

A comissão foi criada a partir de requerimento do vereador Isaac Antunes (PL) e será composta também pelo relator Daniel Gobbi (PP) e Jean Corauci (PSD) como vice-presidente

O requerimento foi protocolado em 18 de setembro, pelo presidente do Legislativo. 

A primeira etapa do sistema foi licitada no governo do então prefeito Duarte Nogueira (na época no PSDB, hoje no PSD) e deveria contemplar 90 cruzamentos. São 30 controladores no entorno do túnel José Bonifácio de Andrada e Silva; nas avenidas Presidente Vargas, Doutor José Cesário Monteiro da Silva e Lygia Latuf Salomão; trechos da avenida Braz Olaia Acosta e da avenida Independência. Todas ficam na Zona Sul. 

Este trecho custou R$ 19.499.892,02 aos cofres do município. A licitação foi vencida pelo Consórcio ITS – Ribeirão Preto, formado pelas empresas Sigma Engenharia Indústria e Comércio Ltda, Kapsch TrafficCom Controle de Tráfego e de Transportes do Brasil Ltda e Sitran Sinalização de Trânsito Industrial Ltda, com sede em Contagem, Minas Gerais.

No ano passado foram feitos dois termos de rerratificação de valores e contrato subiu para R$ 20,4 milhões. Segundo apuração do Tribuna, a CPI defende a investigação defende a investigação porque a implementação total desta fase não ocorreu no atual governo. Quer saber em quantos locais eles já operam. O prazo previsto em contrato terminou em maio deste ano.

A licitação para a implantação da segunda fase também foi feita na da gestão Duarte Nogueira. Com custo estimado de R$ 34.859.568, a licitação seria feita por meio de sessão pública marcada para 10 de janeiro de 2025. A vencedora assinaria um contrato com vigência de 18 meses.

Entretanto, quando assumiu o governo, o prefeito Ricardo Silva (PSD) suspendeu a licitação que implantaria o sistema de monitoramento por câmeras nos corredores de ônibus das avenidas Dom Pedro I (Ipiranga, Zona Norte), Saudade (Campos Elíseos, região Norte) e avenida do Café (Vila Tibério, Zona Oeste), além da adequação na avenida Nove de Julho com a Antonio Diederichsen, no Jardim América, na Zona Sul.

Na época, segundo afirmou ao Tribuna o secretário municipal de Administração, João Rafael Mião, o processo foi suspenso e as secretarias solicitantes do certame consultadas sobre a necessidade e viabilidade da continuidade do processo.

Entre os serviços que seriam executados pela empresa estava o fornecimento, instalação e a configuração de painéis de mensagens variáveis (PMV), de câmeras de monitoramento de tráfego, de controladores semafóricos adaptativos em tempo real, além de redes de fibra ótica.

O Sistema Inteligente de Transporte permite alterar o tempo de semáforo verde nos cruzamentos com congestionamento.

Ou seja, se uma das vias estiver com o fluxo maior, vai ter sinal verde por mais segundos ou minutos. 

O monitoramento é feito a partir do Centro de Controle Operacional (CCO), localizado na sede da RP Mobi. O novo espaço técnico foi inaugurado em 17 de junho e irá monitorar em tempo real o trânsito e o transporte coletivo urbano da cidade para garantir mais segurança e fluidez. 

O CCO recebeu investimento de R$ 2.393.533,42 por meio de recursos do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal. A obra foi executada pela Laforma Comércio e Serviço Ltda, de São Paulo, ao custo de R$ 2.080.885,44.

Prefeitura –

Em nota, “a prefeitura de Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a transparência e informa que prestará total colaboração aos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que tem como foco a apuração de contrato firmado e executado na gestão anterior. A atual administração, sob a liderança do prefeito Ricardo Silva, tem a transparência como premissa em todas as suas ações”, diz.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Prefeitura inicia projeto de regularização fundiária

Redação

Sem maior parte dos titulares, seleção faz primeiro treino após classificação

Redação

Cirurgia de siamesas é adiada

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade