Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Tapa buracos: vereadores receberam em média 31 pedidos por dia em 2023

Levantamento feito pelo Tribuna Ribeirão junto ao Portal da Câmara Municipal (Alfredo Risk)

Levantamento feito pelo Tribuna Ribeirão junto ao Portal da Câmara Municipal revela que no ano passado foram protocolados pelos vereadores na Prefeitura de Ribeirão Preto, 11.248 requerimentos e indicações solicitando algum tipo de serviço de infraestrutura da cidade. Isso corresponde a uma média diária de 31 pedidos. 

Deste total, 7.952 solicitações foram feitas por meio de requerimento. Um instrumento legislativo pelo qual o vereador protocola a solicitação de forma escrita e oficial para a Prefeitura que tem 15 dias úteis para responder o que fará sobre o assunto. A resposta é obrigatória, mas pode ter seu prazo aumentado pelo mesmo período, caso a Prefeitura solicite a ampliação de tempo. 

Já 3.296 solicitações foram protocoladas por meio de indicação. Ela é uma espécie de sugestão oficial feita pelos vereadores. Neste caso a Prefeitura não tem obrigatoriedade de acatá-la e nem precisa responder ao parlamentar. 

O levantamento feito pelo Tribuna Ribeirão pesquisou os pedidos ligados à infraestrutura: tapa buracos, recapeamento asfáltico e limpeza e retirada de entulhos de locais públicos. Os itens com mais demanda foram para que a Prefeitura tapasse buracos e fizesse recapeamento asfáltico. Foram 1.913 solicitações para tapa buracos e 1.863 para realização de recapeamentos. Já a limpeza e a retirada de entulhos tiveram 981 pedidos. 

No ano passado a Câmara também recebeu 348 projetos de lei. Deste total foram 268 projetos de lei e 80 projetos de lei complementar. Das propostas apresentadas, 105 foram de autoria do prefeito Duarte Nogueira (PSDB).  

Projeto de lei é um tipo de proposta submetida à deliberação de um órgão legislativo, no caso de Ribeirão Preto, a Câmara Municipal, com o objetivo de produzir uma lei. Após sua aprovação um projeto de lei depende ainda da aprovação ou veto pelo Poder Executivo antes de entrar em vigor. 

Outro lado – Segundo a Prefeitura, o Programa Ribeirão Mobilidade já levou asfalto novo a mais de 700 km de ruas, travessas e avenidas da cidade. Afirma que, por meio da Secretaria de Obras Públicas, desde 2017, recuperou mais de 1600 vias de 120 bairros da cidade, que representam 58% dos bairros da cidade.   

Até o final de 2024, o serviço de recape tem projeto de melhorar e refazer o asfalto em quase 70 trechos, que compreendem ruas, avenidas e travessas nos seguintes bairros: Alto do Ipiranga, Jardim Piratininga, Jardim Presidente Dutra, Adão Carmo Leonel, Monte Alegre, Ipiranga, Campos Eliseos, Vila Tibério, Cidade Universitária, Parque dos Pinus, Jardim Canadá, Jardim Itamarati, Jardim Paulista, Ribeirania e Jardim Salgado Filho.    

Em relação aos entulhos depositados irregularmente Ribeirão Preto conta com seis ecopontos em funcionamento, localizados em pontos estratégicos da cidade e preparados para receber materiais recicláveis, resíduos da construção civil, lixo eletrônico e inservíveis.  

Eles substituem as caçambas sociais e atendem áreas afetadas pelo descarte irregular de resíduos. O serviço é gratuito e permite o descarte de até 1m³ de cada tipo de material. 

No período de janeiro a novembro de 2023, aproximadamente 89 mil pessoas utilizaram esses espaços para a entrega de 572 toneladas de recicláveis, 14 mil toneladas de resíduos da construção civil e 12 mil toneladas de inservíveis, além dos lixos eletrônicos que somam até o momento quase 10 toneladas. 

Em breve a cidade será contemplada com a construção do sétimo ecoponto, localizada na Avenida General Euclydes de Figueiredo, nº 278 – Simioni. O início das obras acontecerá no primeiro semestre de 2024 com previsão de entrega no início do segundo semestre de 2024.  

Pedidos feitos em 2023 

Tapa buracos – 1.913 

Recapeamento – 1.863 

Limpeza e retirada de entulho – 981 

Fonte: Portal da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto 

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Feliz Por Nada

Redação 1

Exército deve abrir apuração disciplinar contra Pazuello

Redação 1

Consumo de energia por ar condicionado triplica em 12 anos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com