Após quase um mês de recuperação, sete filhotes de jacaré-do-papo-amarelo (espécie Caiman latirostris) foram devolvidos ao habitat natural nesta segunda-feira (2). A soltura foi realizada pela Polícia Militar Ambiental de Ibitinga no Rio Jacaré-Guaçu.
Os animais haviam sido resgatados no dia 7 de maio em uma residência no município de Tabatinga (SP). Na ocasião, uma denúncia anônima levou os policiais ambientais ao imóvel, onde os filhotes estavam mantidos dentro de uma caixa d’água no quintal.
De acordo com a Polícia Ambiental, o responsável pela casa alegou ter encontrado os filhotes na zona rural e disse que pretendia cuidar deles até que estivessem maiores, para depois soltá-los. No entanto, a prática configura crime ambiental, previsto no artigo 29 da Lei Federal 9.605/98, que proíbe a manutenção de animais silvestres em cativeiro sem autorização dos órgãos competentes.
Diante da situação, os jacarés foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) Morro de São Bento, em Ribeirão Preto (SP), onde receberam os cuidados necessários para recuperação.
O responsável pelo cativeiro responde agora a processos administrativos e criminais.
Com a reabilitação concluída, os filhotes puderam ser reintegrados ao meio ambiente sob monitoramento da Polícia Ambiental.
—
Jornal Tribuna Ribeirão
Um Jornal com a cara de Ribeirão!
Impresso | WEB | Redes sociais
Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743
Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto
@tribunaribeirao @meiaderibeirao @dinoderibeirao
#TribunaRibeirão #News #Notícia #RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto
#ClassificadosTribunaRibeirão #Jornalismo #ClassificadosRibeirão