Tribuna Ribeirão
Geral

Voluntários de Guaxupé farão testes da Butanvac

Moradores de Guaxupé, no sul de Minas Gerais, podem se cadastrar para os testes da vaci­na contra a covid-19 Butanvac, que está sendo produzida pelo Instituto Butantan. Segundo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), os testes dessa vacina no município mineiro já foram aprovados pela Co­missão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Para a primeira fase de tes­tes da vacina, o Butantan vem tendo dificuldade para encon­trar voluntários que ainda não estejam imunizados contra a covid-19. Como Guaxupé está, neste momento, vacinan­do pessoas acima de 28 anos, a ideia do instituto é utilizar aqueles que ainda não foram vacinados na cidade, pessoas entre 18 e 27 anos. Além disso, o instituto também deve fazer estudos para avaliar a incidên­cia do vírus e a variante domi­nante no munícipio.

A cidade vai receber visitas a partir desta sexta-feira (27) para que o Butantan possa avaliar a incidência do vírus e a variante dominante no mu­nicípio para a sequência dos estudos. Os ensaios clínicos da Butanvac serão divididos em duas fases, compostas pelas etapas A, B e C. A etapa A con­ta com um total de 418 volun­tários selecionados nas cidades de Ribeirão Preto e, a partir de agora, também em Guaxupé.

Neste estudo clínico inicial será avaliado se a vacina é se­gura e qual a quantidade de doses suficiente para a vacina­ção. Nesta etapa, o grupo de controle vai receber a Butan­vac ou a vacina de compara­ção, a Coronavac – produzida no Brasil pelo Instituto Butan­tan em parceria com a biofar­macêurtca chinesa Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech –, e não haverá place­bo envolvido.

A previsão é de que os vo­luntários passem por um pro­cesso de triagem e a adminis­tração da primeira dose deva ocorrer até a primeira quin­zena de setembro, enquanto a aplicação da segunda dose está prevista para acontecer até o meio de outubro.

Já as etapas B e C irão ava­liar a resposta imune e envol­verão mais de cinco mil volun­tários. A partir daí será feita a comparação entre o desempe­nho da nova vacina do Butan­tan contra a covid-19 e outros imunizantes. Os moradores da cidade que desejam fazer parte do estudo podem se inscrever pelo site do instituto.

A primeira dose nos volun­tários deve ser aplicada na pri­meira quinzena de setembro e a aplicação da segunda dose está prevista para ocorrer até meados de outubro. A Agência Nacional de Vigilância Sani­tária autorizou o Instituto Bu­tantan a utilizar a Coronavac no lugar de placebos nos testes clínicos da Butanvac.

De acordo com a Anvisa, a instituição paulista solicitou a alteração no estudo clínico alegando dificuldades na mo­bilização de voluntários para estudos com placebo. Mais de nove mil pessoas da região não atendem aos critérios estabele­cidos para os testes.

Nesta primeira fase, os tes­tes estão sendo realizados no Hemocentro de Ribeirão Pre­to, sob a coordenação do he­matologista Rodrigo Calado, do Hospital das Clínicas da Fa­culdade de Medicina – ligado à Universidade de São Paulo (HC-FMRP/USP). A principal dificuldade é encontrar maio­res de 18 anos que ainda não foram imunizados contra a covid-19.

Sobre a Butanvac
A tecnologia da Butanvac utiliza o vírus da doença de Newcastle, uma enfermidade de aves, geneticamente modi­ficado. O vetor viral contém a proteína Spike do coronaví­rus de forma íntegra. O de­senvolvimento complemen­tar da vacina será todo feito com tecnologia do Butantan, sem a necessidade de impor­tação do Insumo Farmacêuti­co Ativo (IFA).

Incluindo a multiplicação do vírus, condições de cultivo, ingredientes, adaptação dos ovos, conservação, purifica­ção, inativação do vírus, esca­lonamento de doses e outras etapas. A técnica, segundo o Butantan, é barata, sendo uma de suas especialidades: o ins­tituto produz anualmente 80 milhões de vacinas da gripe usando ovos.

Postagens relacionadas

Munícipes reclamam de goteiras em UPA

William Teodoro

Coletores fazem ‘limpeza’ com fogo em galhos no projeto “Caçamba Social”

Redação

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com