Tribuna Ribeirão
Geral

Voluntários vão para Santaluz

A 18ª edição do mutirão Vo­luntários do Sertão já tem data e local definidos, conforme a colu­na “Confessionário” deste Tribuna já anunciou na última terça-feira (27): será de 28 de abril a 6 de maio, em Santaluz, a 288 quilôme­tros de Salvador, na Bahia – como sempre. Segundo o Instituto Bra­sileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada era de pouco mais de 38 mil ha­bitantes no ano passado.

“É importante destacar que sempre nos instalamos em um município com capacidade para abrigar toda a estrutura necessá­ria para a realização da ação, mas além da própria cidade, tradi­cionalmente, os Voluntários do Sertão conseguem oferecer seus serviços sociais para populações também carentes de municípios vizinhos”, explica o presidente da organização não-governamental (ONG) que batiza o mutirão, Do­reedson Pereira – mais conhecido como Dorinho.

Para esta edição foram selecio­nados mais de 250 profissionais voluntários, de áreas variadas, como médicos e dentistas (de di­versas especialidades), enfermei­ros, psicólogos, advogados, entre outros. As inscrições para os in­teressados em participar ficaram abertas por mais de dois meses. Foram mais de 1.200 inscritos.

Dorinho acrescenta. “To­dos os atendimentos e serviços oferecidos são completamente gratuitos. O mutirão oferece estrutura completa à popula­ção que procura atendimento. Desde consultas médicas, odon­tológicas, exames, cirurgias de média e pequena complexidade, entrega de medicamentos, ócu­los de grau, orientações, enfim, com estrutura completa, o Vo­luntários do Sertão oferece tudo isso aliado a muito amor, cari­nho e respeito à essas pessoas”.

No ano passado, o mutirão fpi realizado entre 15 e 23 de abril, no município de Irecê, centro-norte da Bahia. Moradores da cidade e da região foram beneficiados. No total foram realizados mais de 42 mil atendimentos e pro­cedimentos. Cerca de 350 pro­fissionais de diversas áreas parti­ciparam, prestando serviços em áreas sociais e de saúde.

A população de mais 20 mu­nicípios vizinhos a Irecê também foi beneficiada. Segundo Dorinho, o número de atendimentos foi quase o dobro da projeção inicial. “Superou todas as nossas expecta­tivas. Estávamos nos programan­do para 25 mil atendimentos”, diz.

Os atendimentos foram oferecidos nas seguintes áreas: médica, enfermagem, odontoló­gica, previdenciária, psicológica, social, entre outras. Todos os procedimentos são completa­mente gratuitos. O mutirão ofe­rece estrutura completa à popu­lação que procura atendimento. Desde consultas médicas, odon­tológicas, exames, cirurgias de média e pequena complexida­des, entrega de medicamentos, óculos de grau, orientações, enfim, com estrutura completa.

A trajetória do movimento Voluntários do Sertão começou no ano 2000. O empresário Do­rinho é baiano e obteve sucesso nos negócios em Ribeirão Preto. Aí foi natural a vontade de aju­dar quem precisa em sua terra natal. No início, apenas com re­cursos próprios, fazia doações de brinquedos e cestas básicas.

Aos poucos, os amigos se in­teressaram em ajudar. E a corren­te do bem foi só crescendo. Um amigo convidando outro e hoje, em 18 anos de história, já foram realizados mais de 300 mil aten­dimentos, com o apoio dos mais de três mil profissionais que já atuaram voluntariamente.

Postagens relacionadas

Evento em Ribeirão Preto homenageia Nelson Gonçalves

Redação 2

Larga Brasa

Redação 1

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com