Tribuna Ribeirão
Geral

Zoo faz ações contra o ‘frio’ 

Bosque e Zoológico Fábio Barreto realiza ações com animais silvestres durante período de baixas temperaturas (Guilherme Sircilli)

Com temperaturas mais baixas, o Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto deu início a uma programação especial com medidas específicas para amenizar o frio sentido pelos os animais silvestres. Entre as ações, estão as adaptações individualizadas, com a estruturação de ambientes específicos e aconchegantes, e o fornecimento reforçado de alimentos.

“Cada espécie de animal necessita de uma atenção específica para esse período. Nos casos dos peixes e répteis, que são pecilotérmicos, ou seja, não produzem o próprio calor corporal, nós tivemos que criar esse calor de forma artificial com ambientes aquecidos, como água quente e áreas mais ensolaradas”, explica o responsável técnico pelo Bosque, Alexandre Gouvea.

Em relação à alimentação, são oferecidos alimentos mais calóricos e gordurosos e em maior quantidade. O objetivo não é aumentar o peso dos animais, mas sim a temperatura basal, que é a temperatura do corpo em repouso.

“Todos os animais atendidos tanto no Bosque Fábio Barreto quanto no Cetras Morro do São Bento (Centro de Triagem e Reabilitação) têm uma dieta balanceada, que nós estruturamos aqui. Nos períodos de baixa temperatura, recalculamos as quantidades para assegurarmos a qualidade de vida de todos”, afirma.

Outras medidas também vêm sendo realizadas, como o monitoramento constante das condições físicas dos animais, principalmente os filhotes, o recolhimento estratégico para áreas específicas dos recintos, e a implantação de espaços com isolamento térmico.

Algumas medidas podem ser acompanhadas de perto pela população durante as visitas no Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto. O bem-estar animal, inclusive dos silvestres, é um dos pilares que vem sendo promovido pela prefeitura de Ribeirão Preto.

Bosque O Bosque Fábio Barreto atende de quarta-feira a domingo, das nove horas às 16h30. A entrada é gratuita. O zoo não abre às segundas e terças-feiras, a não ser em datas específicas. Fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Mais informações podem ser solicitados pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.

Quem quiser pode visitar o Jardim Japonês e no Mirante do Bosque Fábio Barreto, reabertos em 19 de junho de 2024, data do aniversário de 168 anos de Ribeirão Preto, após mais de doze meses fechado para obras de revitalização e remoção de árvore que ameaçava o espaço.

Conta com um espaço de área verde de 250.880 metros quadrados onde vivem cerca de 550 animais de 109 espécies, entre aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios.  O espaço concentra uma reserva de Mata Atlântica, com árvores centenárias, como perobas, jequitibás, ipês e jatobás.

O Meliponário do Bosque Fábio Barreto foi reinaugurado em 20 de maio, Dia Mundial das Abelhas. Funciona desde 2015 e passou pela primeira revitalização em dez anos. O viveiro conta com 15 colmeias, sendo doze novas, e aproximadamente 20 mil abelhas das espécies jataí, lambe-olhos, marmelada, mandaçaia, iraí, mirim-droryana, além de um nicho especial para abelhas solitárias.

O zoológico de Ribeirão Preto também abriga animais ameaçados de extinção, como arara-azul, ararajuba, suçuarana, lobo-guará, mutum-do-sudeste, urubu-rei, anta, tamanduá-bandeira, jaboti-tinga e tracajá. Outra atração é o Aquário Municipal, com mais de 500 peixes de 56 espécies, distribuídos em nove tanques.

Juntos, os tanques somam 300 metros quadrados e armazenam 186,5 mil litros de água. No local existem 30 espécies de primatas. Também abriga felinos e roedores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos macacos-prego.

No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno). O Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto de Ribeirão Preto ainda conta com lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos, entre outras espécies.

Visitas Com o objetivo de promover a educação ambiental, o Bosque Fábio Barreto oferece, semanalmente, visitas monitoradas para grupos e escolas, de quarta a sexta-feira, das 13h30 às 16h30, e são conduzidas por educadores ambientais. Os interessados devem realizar o agendamento pelo e-mail [email protected], informando faixa etária, ano escolar, nome da instituição, nome do responsável e a data desejada.

Serviço
Bosque Zoológico  Municipal Doutor  Fábio Barreto
Endereço: rua  Liberdade  s/nº, Campos  Elíseos
Telefones: (16)  3636-2283  e 3636-2513
Entrada: gratuita
Quando: de  quarta-feira  a domingo
Horário: das 9  horas ás 16h30

 

 

Postagens relacionadas

Pandemia em RP – Setenta mil pessoas receberam a 2ª dose

Redação 1

Depósitos em poupança superam saques em R$ 5,862 bi em agosto

Redação 1

Conheça as empresas premiadas no 7º Exporta Ribeirão e Região da Acirp

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com