Tribuna Ribeirão
Geral

Zoo impõe protocolo
de baixa temperatura

Guilherme Sircili
 O protocolo tem como objetivo promover mais conforto térmico em todas as espécies que vivem no espaço e garantir a saúde e segurança dos animais

Bosque e Zoológico Fábio Barreto adota protocolo especializado para animais silvestres durante período de baixas temperaturas



Com o início do período de baixas temperaturas, o Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade de Ribeirão Preto, implantou protocolo especializado de manejo e manutenção dos animais silvestres durante o frio. 

O protocolo tem como objetivo promover mais conforto térmico em todas as espécies que vivem no espaço e garantir a saúde e segurança dos animais neste período.

Dentre as principais ações estão as readequações dos recintos e locais físicos para deixar os espaços mais quentes.

Houve a  implantação de camas e tocas feitas de feno, que controlam o calor, e as podas de árvores estratégicas para aumentar a incidência dos raios solares, para que os animais regulem suas temperaturas naturalmente.

“Durante o período de baixas temperaturas, precisamos aumentar a exposição dos animais ao sol e a ter barreiras contra os ventos, simulando o que eles teriam em seus habitats “, afirma a secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, Mariana Sargento

“Outra proposta é também promover o conforto térmico em outras espécies, como os peixes e animais marinhos com o aquecimento controlado das águas e as adaptações realizadas para os répteis e aves. Esse é um trabalho extremamente importante realizado pelas nossas equipes técnicas do Bosque e Zoológico”, diz.

Também, estão sendo realizadas reestruturações das dietas alimentares dos animais, com mais carboidratos e gorduras, como explica o zootecnista do Bosque, Alexandre Gouvea.  

“Durante o inverno, os animais gastam muito mais calorias apenas para manter a temperatura interna do corpo estável. Nossa missão foi formular uma dieta mais robusta e densa em energia, sem perder o equilíbrio nutricional”, emenda. 


“Além de alimentar, transformamos o trato em um momento de estímulo, como o que realizamos com as aves. Ao esconder frutas e porções de coco seco à tarde, fazemos com que elas se movimentem e fiquem ativas, o que ajuda muito a mantê-las aquecidas e mentalmente estimuladas” ressalta.

Os protocolos aplicados pelas equipes durante o período de baixas temperaturas reforça o compromisso do Bosque e Zoológico Fábio Barreto com o cuidado dos animais silvestres e a promoção da conservação das espécies.

O Bosque Fábio Barreto abre de quarta-feira a domingo, das nove horas às 16h30. A entrada é gratuita. O zoo não abre às segundas e terças-feiras, a não ser em datas específicas. Fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Mais informações podem ser solicitados pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.

Com 90 anos de história, o Bosque e Zoológico Fábio Barreto reafirma seu compromisso com o meio ambiente, abrigando cerca de 650 animais de 129 espécies nativas e exóticas, além de preservar a flora da Mata Atlântica – fica em área de 250 mil metros quadrados do bioma.

Recebeu cerca de 320 mil visitantes ao longo de 2025. 

Abriga o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) Morro do São Bento. No primeiro trimestre deste ano, de janeiro a março, registrou a entrada de 660 animais silvestres para cuidados e reabilitação, cerca de sete por dia, aproximadamente um a cada três e meia.

Destes, cerca de 300 retornaram à natureza no processo de refaunação, taxa de reabilitação superior a 45%. O trabalho desenvolvido pelo Cetras é essencial para a conservação da fauna, oferecendo atendimento clínico e cirúrgico a animais silvestres que chegam debilitados, em sua maioria após contato com áreas urbanas.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Ônibus de turismo desgovernado atinge loja do centro de Ribeirão Preto

Redação

Casal tem carro destruído após discussão de trânsito em Ribeirão Preto

Redação

Mulher morre em acidente com motocicleta na marginal da Rod. Anhanguera em Ribeirão Preto

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade