Tribuna Ribeirão
Artigos

28 de outubro – Dia do Servidor

Em 28 de outubro é celebrado o Dia do Servidor Pú­blico. A data, instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, celebra a importância e o papel do profissional que carrega o compromisso e a responsabilidade de ser o principal elo entre poder público e cidadão. Não há polí­ticas públicas sem servidores públicos, prestando serviços essenciais nas mais diferentes áreas como saúde, educação, segurança pública, cultura, esporte, saneamento, assistên­cia social, habitação, infraestrutura e planejamento.

Com esforço, dedicação e isenção, graças à estabilida­de adquirida após o período de estágio probatório, pela natureza do cargo exercido por aprovação e nomeação em virtude de concurso público, o trabalhador que ingressa no serviço público venceu a maratona de um concurso, com milhares e milhares de concorrentes, comprovando que está muito bem preparado.

São os servidores públicos que humanizam os serviços prestados pela Administração Pública e tão necessários à sociedade. Sem o servidor público, sem o seu esforço, seu trabalho, sua dedicação, qualquer governo é incapaz de colocar o cidadão no lugar que ele merece, num lugar de respeito e com atenção às suas necessidades. Servidores públicos são pessoas sonhadoras, determinadas na busca pelos seus sonhos, que lutaram e lutam com a coragem de um guerreiro, vencendo todos os tipos de obstáculos, para fazer o seu trabalho chegar ao cidadão e satisfazer os seus anseios.

Na tentativa de implantar o Estado mínimo, muitos go­vernos atacam direitos e menosprezam o papel do servidor público com o objetivo claro de entregar grande parte do serviço público para quem visa somente o lucro, qual seja, o setor privado, repassando a este, recursos financeiros do Esta­do, sem retorno aos cofres públicos, restando para a socie­dade setores sucateados e longa espera em atendimento.

A histeria de reformas administrativas de sucessivos governos é parte de um único movimento que pretende transformar o servidor público em bode expiatório das di­ficuldades do serviço público que os próprios governantes criaram e ampliaram. Valorizar o servidor é estar compro­metido com a excelência no atendimento às demandas que a sociedade espera e merece receber.

Desvalorizar o servi­dor público é demonstrar a falta completa de compromisso com a população e a ambição de agradar grupos interessa­dos em desmontar e privatizar os serviços públicos.
Em nome do Sindicato dos Servidores Municipais, quero aqui deixar a nossa homenagem a todos os traba­lhadores que diariamente honram a função pública com dignidade, competência, convicção e amor e o nosso muito obrigado! Obrigado por estarmos juntos construindo nos­sa trajetória, nossa história, nossos direitos, anseios e espe­rança. Lutamos todos, juntos, para fazer da Administração Pública o lugar que sempre sonhamos, com perspectivas mais confortáveis para o conjunto do nosso povo.

Postagens relacionadas

Dízimo: gesto de participação!

William Teodoro

Cortina de fumaça: Anvisa e a ineficácia da proibição de cigarros eletrônicos 

Redação 2

Chico Buarque enganando a ditadura

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com