Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

RP investiga outra morte por gripe

FL PITON/CCS

A Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Se­cretaria Municipal da Saúde (SMS) investiga uma morte por influenza. Neli Prado, de 62 anos, morreu na sexta-feira, 5 de julho, e a família acredita que ela foi a óbito em decor­rência do vírus H1N1. A mu­lher havia sido vacinada 15 dias antes, mas contraiu uma pneumonia e não resistiu.

Por meio de nota, a Secre­taria da Saúde informa que “a Vigilância Epidemiológica está investigando a causa da morte da paciente”. Os exa­mes serão feitos pelo Instituto Adolfo Lutz. Se for confirmada a morte por gripe, será o quar­to óbito deste ano em Ribeirão Preto em decorrência dos vírus H1N1 e H3N2 da influenza – “gripe A ou suína”.

Um homem de 37 anos, portador de doença neuroló­gica que não tomou a vacina, morreu em 23 de junho. Um senhor de 90 anos e uma mu­lher de 48 também faleceram após a infecção viral. O ho­mem de 37 anos morreu em um hospital da cidade depois de mais de 20 dias de interna­ção – deu entrada no setor de isolamento em 1º de junho e foi a óbito no dia 23 após con­trair o H1N1.

Na mesma data, uma pa­ciente de 48 anos, portadora de diabetes e vacinada contra a influenza em 2019, morreu vítima do mesmo do vírus. Segundo a secretaria, no dia 9 do mês passado um paciente de 90 anos, portador de do­ença pulmonar crônica e que não foi imunizado, morreu de H3N2. Havia quase um ano que a cidade não registrava óbito causado por algum dos vírus da gripe.

No ano passado, durante quatro meses seguidos, a Secre­taria Municipal da Saúde con­tabilizou 23 mortes em Ribei­rão Preto por causa de H1N1 e H3N2 – a popular “gripe A” ou “gripe suína”. Desde agosto, porém não houve mais óbitos na cidade. Segundo o Boletim Epidemiológico da SMS, os óbitos ocorreram em abril (um caso), maio (seis), junho (sete) e julho (nove).

Em 2017 não foi constata­do nenhuma morte na cidade, mas em 2016 doze moradores faleceram – em 2018 foram onze a mais, quase o dobro, crescimento de 91,6%. Neste ano, até esta segunda-feira, 1º de julho, a cidade já registrou 17 casos de influenza de 151 investigados já foram confir­mados no município – três de Flu A não subtipado, três de Flu B, sete de H1N1 e mais quatro de H3N2. O muni­cípio fechou o ano passado com 104 ocorrências de Sín­drome Respiratória Aguda Grave provocadas por algum tipo de variação do vírus in­fluenza, 63 a mais que os 41 de 2017, alta de 153,6%.

O mais recente balanço da campanha de vacinação contra o vírus influenza (gripe) em Ribeirão Preto, divulgado pelo Programa de Imunização no dia 2, aponta que a cidade já vacinou 203.352 pessoas, sen­do 166.949 dos grupos priori­tários e 36.403 da população em geral, que desde 3 de junho também tem acesso às doses. A meta de imunizar 90% da população de risco deve ser atingida ainda neste mês.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Botafogo encaminha contratação de promessa do São Paulo

Hugo Luque

Santa Casa investiga sumiço de paciente

Luque

VÍDEO – Caminhão que furou centenas de pedágios é apreendido

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade